O gengibre é uma das plantas curativas mais populares da medicina natural, graças às suas grandes propriedades e múltiplas utilizações . A raiz de gengibre é um antiinflamatório natural, que ajuda a combater diversas doenças respiratórias, como resfriados ou gripes, e a tratar problemas digestivos e osteoartrite, entre outros.
Porém, apesar de apresentar muitos benefícios, esta planta deve ser consumida com cautela devido aos seus efeitos. Abaixo listamos as contraindicações do gengibre, e quando seu consumo deve ser limitado ou evitado. Leia atentamente as informações a seguir.
O gengibre pode ter contraindicações se consumido junto com alguns medicamentos prescritos para problemas de saúde como diabetes, hipertensão ou problemas relacionados ao sangue .
Medicamentos anticoagulantes . O gengibre afina o sangue, tornando-o menos espesso. Se você estiver tomando medicamentos anticoagulantes ou sofrer de algum distúrbio hemorrágico, consulte seu médico antes de consumir gengibre.
Medicamentos para diabetes . O gengibre pode ser útil na redução do açúcar no sangue e é frequentemente citado como um remédio natural para tratar o diabetes tipo 2. No entanto, pessoas diabéticas (ou pré-diabéticas) que tomam medicamentos ou injeções de insulina devem consultar seu médico antes de consumir gengibre, para evitar níveis de glicose muito baixos.
Medicamentos para hipertensão . Alguns medicamentos usados para controlar a pressão alta podem interagir com o gengibre, tornando a pressão arterial e a frequência cardíaca muito baixas. Se você estiver tomando medicamentos para hipertensão, consulte primeiro seu médico.
Cálculos biliares . Pessoas que sofrem com isso podem agravar sua condição com o consumo de gengibre. Grandes quantidades de gengibre podem aumentar a produção de bile, que se concentra na vesícula biliar, abrindo caminho para pedras.
Gravidez . O consumo de gengibre durante a gravidez é motivo de polêmica e há muitas evidências a respeito. Alguns estudos sugerem que o gengibre pode ser consumido com segurança para aliviar os enjôos matinais, enquanto outros associam o risco de sangramento ao consumo desta planta, principalmente nos últimos meses.
A dose recomendada de gengibre para pessoas que não sofrem de nenhum problema de saúde é de 4 gramas por dia.