Conhecida como um hormônio secretado pelo nosso corpo, a serotonina é na verdade um neurotransmissor, uma substância química que desempenha inúmeras funções no sistema nervoso central. É produzido em regiões do cérebro e outras áreas do nosso corpo.
Para liberar serotonina , nosso cérebro precisa de triptofano, um aminoácido essencial relacionado ao sono e ao prazer. O triptofano pode ajudar a melhorar estados de ansiedade, insônia e estresse. Abaixo sugerimos uma lista de alimentos ricos em triptofano, que auxiliam na liberação de serotonina.
Peixe azul . Em particular o atum, a sardinha e a cavala são excelentes exemplos de peixes oleosos, muito ricos em triptofano. Contém ácidos graxos ômega 3 e é muito bom para a saúde do coração.
Carne . Faz parte da nossa alimentação básica, contém carboidratos e promove a absorção do triptofano no cérebro. A carne magra (frango, peru e coelho) é particularmente rica em triptofano.
Ovos . São um complemento ideal para fornecer triptofano ao nosso corpo e, consequentemente, serotonina. A gema é particularmente rica nisso.
Produtos lácteos . Queijo, iogurte e leite promovem a produção de serotonina no cérebro.
Leguminosas . São alimentos muito nutritivos e geralmente contêm muito triptofano.
Cereais . Trigo, aveia e milho são outra excelente fonte desse aminoácido.
Frutas secas . Eles não apenas ajudam a produzir serotonina, mas também são ricos em magnésio que alivia o estresse.
Fruta . É essencial, devido à elevada quantidade de vitaminas, cálcio, magnésio e outros minerais. Abacaxi e banana são as frutas com maior concentração de triptofano.
Legumes . Rico em carboidratos e excelente fonte de proteína vegetal, o grão de bico, os aspargos e o espinafre contêm muito triptofano.
Chocolate . Contém grandes quantidades de triptofano. Recomenda-se comer chocolate amargo e puro.