Você come ovos com frequência ? Todos deveríamos ter ovos na geladeira. Comê-los com frequência oferece benefícios consideráveis para a nossa saúde. Muito se tem falado sobre os ovos e eles são objeto de polêmica há décadas. Graças à ciência, as propriedades e benefícios dos ovos foram demonstrados e hoje sabemos com certeza que eles fazem bem à saúde. Abaixo listamos 5 vantagens de consumir ovos.
Para perder peso . Durante um estudo, as pessoas que seguiram uma dieta que incluía ovos no café da manhã perderam 60% mais peso do que aquelas que comeram uma quantidade equivalente de pão com calorias. Os pesquisadores demonstraram que a proteína de alta qualidade dos ovos inteiros (13% da ingestão diária recomendada) ajuda a controlar o apetite. Além disso, as proteínas do ovo são facilmente absorvidas pelo organismo, por isso é um excelente alimento para a recuperação muscular após a atividade física.
Para proteger o coração . Muitos estudos argumentaram contra a relação entre óvulos e doenças cardíacas. Na verdade, seus estudos mostram que comer vários ovos por semana gera partículas de colesterol com menor probabilidade de causar problemas cardíacos. Além disso, uma proteína encontrada na gema do ovo bloqueia a agregação de plaquetas (células responsáveis pelos coágulos sanguíneos) nos vasos sanguíneos, reduzindo o risco de ataques cardíacos.
Para combater a inflamação . Os ovos estão entre as melhores fontes de um nutriente chamado “colina” (um ovo grande contém cerca de 30% da ingestão diária recomendada) . Além de afetar a saúde do cérebro, a colina ajuda o sistema circulatório a eliminar compostos que podem causar inflamação, como inchaço muscular, diabetes ou Alzheimer.
Para manter os ossos fortes . Os ovos são uma fonte natural de vitamina D, que está envolvida na produção de tecido ósseo. Um ovo contém cerca de 10% da ingestão diária recomendada dessa vitamina. Alguns tipos de ovos têm até o dobro dessa quantidade.
Para melhorar a visão . A gema do ovo contém o pigmento “luteína”, que ajuda a evitar a degeneração macular relacionada à idade (uma causa frequente de cegueira). Além disso, embora o espinafre e outros vegetais contenham maiores quantidades de luteína, a dos ovos é melhor absorvida.