Apreciada na cozinha, mas pouco conhecida pelas suas propriedades terapêuticas, esta baga possui elevada concentração de antioxidantes e vitaminas. Um estudo recente mostrou que o óleo de groselha preta pode ajudar a tratar algumas condições relacionadas ao envelhecimento, como doenças cardíacas, dores nas articulações, olhos secos, câncer e enfraquecimento do cabelo.
A groselha preta é uma baga nativa da Europa e da Ásia, cujo óleo é comercializado justamente pelas suas grandes propriedades . A formulação oleosa da groselha preta permite um correto equilíbrio dos ácidos gordos Ómega 3 e Ómega 6: é precisamente a esta particularidade que se deve a sua intensa ação anti-inflamatória e anti-alérgica.
Mantém a pele elástica . A groselha preta é uma das maiores fontes de ômega 6, que constitui cerca de 10% da camada externa da pele e é essencial para protegê-la da desidratação. A vitamina C da groselha preta é usada pelo corpo para produzir colágeno e elastina.
Melhore sua visão . A baga é rica em um poderoso antioxidante, chamado antocianina , que ajuda a reduzir o risco de degeneração macular.
Protege contra o Alzheimer . Os antioxidantes contidos na groselha protegem o cérebro da ação dos radicais livres, potencializando a produção de dopamina, o hormônio da felicidade. Baixos níveis de dopamina têm sido associados a um maior risco de sofrer de Alzheimer.
Alivia a artrite . Os ácidos graxos ômega 6 contidos na groselha preta possuem propriedades antioxidantes capazes de reduzir os sintomas da artrite reumatóide, como dores nas articulações, inchaço e rigidez, segundo um estudo inglês.
Isso faz você perder peso. O óleo de groselha acelera o metabolismo, promovendo a produção de serotonina e reduzindo o apetite “emocional”. Além disso, ajuda a ativar o tecido adiposo marrom, que queima calorias da gordura para obter energia.
Previne a queda de cabelo . A inflamação crônica pode causar uma redução no fluxo de nutrientes para o couro cabeludo e folículos. Os ácidos graxos ômega 3 contidos na groselha aliviam a inflamação das células, promovendo a circulação sanguínea nos folículos.
Protege contra o câncer . De acordo com o “Journal of the National Cancer Institute”, o óleo de groselha mata as células cancerígenas sem danificar as células saudáveis. A composição de ácidos graxos da groselha preta protege as membranas celulares, tornando-as menos suscetíveis à oxidação.