Pothos (ou Potus), conhecido no mundo científico como Scindapsus Aureus , é uma planta trepadeira muito comum em residências e escritórios , mas pouco se sabe sobre suas fabulosas propriedades para a saúde. Esta planta é capaz de purificar o ar de substâncias tóxicas e permite relaxar os olhos quando estão irritados. Além disso, ajuda a tratar e prevenir casos de hipertensão ocular, catarata e glaucoma. Neste artigo explicamos detalhadamente esses benefícios.

Pothos tem folhas largas e verdes com manchas claras que florescem ao ar livre. Para sobreviver necessita de certas condições: deve ser mantido entre 17 e 24 graus, por isso é melhor mantê-lo dentro de casa. Precisa de luz, mas não pode receber luz solar diretamente.

Não é necessário regar esta planta com muita frequência, pois ela pode apodrecer. Para reproduzi-lo podemos colocar um raminho de pothos em uma jarra cheia de água. Quando as raízes começarem a aparecer, pode ser plantado em solo para vasos.

O Pothos não deve ser ingerido de forma alguma, pois é tóxico. As propriedades que listamos abaixo são baseadas nos benefícios quando usada como planta de casa.

Esta planta possui propriedades capazes de purificar o ar de substâncias tóxicas, absorvendo substâncias nocivas como formaldeído e benzeno. Alguns eletrodomésticos, assim como algumas tintas para interiores, podem liberar esse tipo de substância.

O formaldeído, em especial, também está presente nos móveis de madeira. De acordo com algumas pesquisas, esta substância pode ter efeitos tumorais de longo prazo.

Alguns estudos demonstraram as propriedades do pothos também na eliminação de maus odores, por isso é recomendável colocar esta planta na cozinha ou no banheiro.