Se você também gosta de orquídeas , certamente já comprou uma, ou a recebeu de presente, e presencia, impotente, a perda de suas maravilhosas flores . As orquídeas são tão bonitas quanto difíceis de cuidar, mas como os floristas sempre têm orquídeas em flor?
Na realidade não existe um truque específico, ou fórmula mágica, mas sim um conjunto de tratamentos e truques essenciais para ter uma planta saudável e, consequentemente, cheia de flores .
Como premissas gerais, devemos levar em consideração que, em geral, as orquídeas não aceitam exposição direta ao sol. Também não se dão bem ao ar livre, principalmente em locais sujeitos a temperaturas que podem cair abaixo de 15°C e subir acima de 30°C, e em ambientes muito secos.
Também é importante saber que as orquídeas florescem na primavera, após o período de descanso do inverno. Se tivermos uma orquídea sem flores no inverno, teremos que esperar. Se comprarmos uma planta que floresce no inverno, é certo que provém de uma estufa com condições artificiais e que o ambiente doméstico sofrerá.
Em qualquer caso, se temos uma orquídea sem flores e queremos fazê-la florescer , devemos seguir os cuidados que sugerimos a seguir.
1. Encontre um local bem iluminado
A maioria das orquídeas adoram cantos iluminados, mas sem sol direto. Quanto mais luz ambiente, maior a probabilidade de florescerem durante o próximo período ativo. O local ideal é perto de uma janela.
2. Mantenha a umidade adequada do substrato
As orquídeas geralmente são comercializadas com substrato de casca de pinheiro, pois suas raízes necessitam de excelente drenagem e chance mínima de encharcamento. São plantas florestais tropicais parasitas que crescem em árvores e vivem da umidade ambiental. Eles precisam de muita umidade, mas não de substrato úmido.
Durante o inverno devem ser pouco regados, mas se o clima for seco e se tivermos o aquecimento ligado, deve ser feito com mais frequência (nunca mais de uma vez por semana).
Olhe o recipiente contra a luz, se a umidade do substrato ainda for visível não deve ser regado. Se, pelo contrário, estiver seco, adicionaremos água, sempre destilada.
Em locais muito secos o melhor é colocar um umidificador, ou borrifar água nas folhas da orquídea todos os dias. Também é bom evitar colocar a planta em locais muito úmidos, como banheiros muito movimentados.
3. Fertilize com frequência
O florescimento da orquídea requer um fertilizante específico para este tipo de planta, que podemos encontrar em lojas especializadas. Sem fertilizante, a floração é improvável. Geralmente é comercializado na forma líquida, para ser adicionado à água de irrigação.
As orquídeas que saem das estufas já estão abundantemente fertilizadas, mas depois de alguns meses devemos começar a cuidar delas também com fertilizante.
4. Garanta um contraste de temperatura adequado
Para florescer, as orquídeas precisam de um excelente contraste de temperatura nas semanas que antecedem a chegada da primavera. Normalmente esse contraste fica em torno de 10°C entre a mínima noturna e a máxima diurna, respeitando sempre os limites de 15°C e 30°C.
Para obter a temperatura correta, você também pode mover a planta em 24 horas de um local mais quente para um mais frio.