Uma planta conhecida pelas suas múltiplas propriedades que a tornam não só visualmente bonita, mas também pelas suas maravilhosas flores que vão do roxo ao rosa e oferecem um espetáculo visual verdadeiramente único quando cultivadas da melhor forma possível. No entanto, esta planta também está rica em história, com utilizações que remontam a tempos antigos e muitos benefícios que vale a pena explorar e que sem dúvida o convencerão a incluí-la na sua casa.

Flor da paixão no jardim? Ela pode ser uma verdadeira estrela entre suas plantas, basta prestar atenção a esses detalhes

Flor de maracujá, cultivo e uso
Passionsfrucht (Foto pixabay)-Orizzontenergia.it

Além do que se pode imaginar,  o maracujá não é uma planta única no gênero  , mas pertence a uma categoria com mais de 500 espécies diferentes, muitas das quais, como elas, são trepadeiras.

O  nome Passiflora vem do latim  e foi dado pelos missionários jesuítas, que viam na estrutura de sua flor um símbolo da Paixão de Cristo. No entanto, esta planta não é apreciada apenas pelas suas flores fascinantes, mas também enriquece as nossas vidas de muitas maneiras.

O cultivo de Passiflora requer um clima temperado e pode se adaptar tanto à luz solar total quanto à sombra parcial  . É importante que a planta esteja em um local bem drenado e a fertilização regular seja útil para um crescimento e floração rápidos e exuberantes.

Uma das surpresas do maracujá  é a capacidade de produzir não só flores, mas também frutos  . Conhecidos como “ maracujá ”, esses tesouros   têm sido cada vez mais utilizados no preparo de coquetéis de verão nos últimos anos. Essas frutas são ricas em vitaminas A e C e também em fibras, o que as torna não só deliciosas, mas também muito saudáveis.

Porém, além do valor nutricional, o maracujá também é conhecido pelas suas propriedades medicinais,  que têm impacto significativo na saúde humana. Sua capacidade  de atuar como tranquilizante natural é particularmente conhecida. Por isso, é muito utilizado na fitoterapia  , principalmente nas partes aéreas da planta, que podem ser utilizadas no preparo de chás e infusões de ervas para combater a insônia e reduzir a ansiedade.

Mas não é tudo, porque o maracujá também demonstrou ter  propriedades anti-inflamatórias e analgésicas  , tornando-se um valioso aliado no tratamento de diversas condições dolorosas como alternativa aos habituais remédios farmacêuticos bem conhecidos.

Flor de maracujá, cultivo e uso
flor de maracujá branca (foto pixabay)-Orizzontenergia.it

Finalmente,  na área cosmética, os extratos de flor de maracujá também são comumente incorporados em produtos para a pele com propriedades antioxidantes que ajudam a  combater os sinais de envelhecimento  e a promover uma pele saudável e brilhante.

Certamente muitos nunca teriam imaginado propriedades semelhantes, mas o mundo do maracujá guarda uma série de riquezas inexploradas das quais você poderia aproveitar cultivando esta planta em seu jardim. Da culinária à cosmética e ao tratamento da ansiedade, você pode fazer desta planta excepcional uma verdadeira aliada do bem-estar, que ao mesmo tempo  lhe oferece um espetáculo único com suas flores de excepcional beleza.

Navegação do artigo