Todos sabemos que o aumento do consumo de frutas e vegetais faz muito bem à saúde. São alimentos vivos, que contêm vitaminas, enzimas, fibras, minerais, carboidratos e macronutrientes essenciais para a nossa saúde. Infelizmente, porém, muitas das frutas encontradas no supermercado são tratadas com pesticidas e outras substâncias tóxicas para a saúde.
Estas substâncias acumulam-se na superfície das frutas e vegetais e, se não forem eliminadas corretamente, são introduzidas e acumulam-se no nosso corpo. Abaixo listamos algumas maneiras de evitar agrotóxicos em frutas e vegetais .
Água . Embora ajude muito, só pode remover uma parte desses produtos químicos. Se possível, descasque todas as frutas não orgânicas que você come. Deixar frutas e legumes de molho durante alguns minutos numa solução de água, bicarbonato de sódio e vinagre pode ajudar a libertar partículas de pesticidas, embora não seja um remédio totalmente eficaz.
Carvão ativado . Para melhorar a eficácia da solução anterior composta por água, bicarbonato e vinagre pode-se adicionar carvão ativado. À medida que você mistura a solução, a porosidade do carvão ativado atrai e bloqueia partículas de pesticidas.
Cozinhando . O cozido no vapor ajuda a eliminar alguns agrotóxicos, mesmo que seja difícil aplicá-lo na fruta. Infelizmente, porém, cozinhar no vapor também destrói enzimas e parte das vitaminas.
Algas marinhas . O consumo desses produtos (kombu, arame, wakame) ajudará a eliminar metais pesados e outras toxinas do corpo.