Quanto alho você comprou no ano passado? Muito utilizado na cozinha, nunca falta em nossas casas, mas poucos sabem que é possível cultivar alho em casa . A seguir sugerimos duas formas de cultivá-lo, ambas muito simples e ao alcance de todos.

O processo clássico é muito simples: basta colocar o alho germinado, ou uma cabeça de alho, diretamente em uma jarra ou recipiente de vidro. Adicione um pouco de água até cobrir apenas as raízes do alho e deixe em um canto ensolarado da casa. Depois de algumas semanas começará a se desenvolver um caule que, ao atingir 8 cm de comprimento, poderá ser cortado e usado como condimento.

Mas também é possível cultivar alho no solo. Escolha um vaso bastante profundo e largo, solo fértil e certifique-se de preparar uma boa drenagem com cascalho. Faça buracos no solo e insira um dente de alho, com a raiz voltada para baixo.

Os dentes de alho devem ser colocados a uma profundidade de cerca de 2,5 cm, afastados uns dos outros cerca de 12 cm.

Regue duas vezes por semana e, se morar em local frio, cubra com palha para protegê-la. O solo deve estar úmido, mas sem estagnação de água. Depois de algumas semanas será possível colher o alho cultivado.