A cevada é um cereal de grande valor nutricional, rico em vitaminas e minerais e muito versátil. Pode ser preparado de diversas maneiras e até usado na fabricação de cerveja.
Este excelente cereal fazia parte da dieta alimentar dos nossos antepassados, mas com o tempo o seu consumo foi diminuindo. Abaixo listamos os nutrientes e benefícios da cevada .
A cevada contém vitaminas B, ácido fólico e vitamina K, é uma excelente fonte de potássio, magnésio e fósforo e contém oligoelementos como ferro, enxofre, cobre, zinco, manganês e selênio . Ele também contém o aminoácido lisina.
Os tocotirenóis, substâncias inibidoras, bloqueiam a produção de colesterol LDL no fígado. O efeito anticolesterol da cevada é potencializado pelo conteúdo de beta-glucano.
A fibra solúvel da cevada protege as mucosas intestinais irritadas e é responsável pelo efeito hipoglicemiante. É por isso que a cevada é excelente para pessoas com diabetes .
O gérmen de cevada contém uma substância, a hordeína, que atua como anti-séptico intestinal e ajuda a tratar colite, diarreia e outros tipos de infecções.
Este alimento é excelente para tratar a prisão de ventre , graças à fibra solúvel, e para promover a desintoxicação do cólon.
A cevada é emoliente, restauradora, digestiva, diurética, desintoxicante, antiinflamatória, laxante, alcalinizante e anti-séptica. O selênio da cevada promove a elasticidade da pele e limita os danos dos radicais livres.
Já as proteínas da cevada protegem a queratina, fortalecendo e regenerando os cabelos .