Existem algumas plantas terapêuticas cujas propriedades e benefícios são bem conhecidos, como a camomila ou o dente-de-leão, e outras muito conhecidas: é o caso da vassoura .
Esta planta, cujo nome científico é Cytisus scoparius , cresce espontaneamente em quase toda a Itália e nos proporciona todos os anos um espetáculo único com suas abundantes flores amarelas.
As flores da vassoura podem ser colhidas na primavera, verão ou outono, e para usufruir das suas propriedades é preferível deixá-las secar ao sol.
As flores são ricas em taninos, glicosídeos e óleos essenciais que conferem à vassoura propriedades diuréticas, adstringentes, vasoconstritoras e hipertensivas.
A vassoura é uma planta particularmente útil para proteger o coração e é um remédio natural útil contra a insuficiência cardíaca . A vassoura ajuda a aumentar a frequência cardíaca .
Graças às suas propriedades hipertensivas, a vassoura pode ser usada para tratar a hipotensão , embora seja absolutamente desaconselhada para quem sofre de hipertensão.
As propriedades diuréticas da vassoura são eficazes para quem sofre de retenção de líquidos. O uso de vassoura não é recomendado para gestantes.
Para aproveitar as propriedades da vassoura é possível preparar um chá de ervas fervendo 2 colheres de chá de flores secas em 250 ml de água por cerca de 3 minutos.