Originária da Pérsia, mas difundida há séculos em toda a região do Mediterrâneo, a amora preta é uma fruta saborosa e muito apreciada durante os meses de verão. De sabor doce e ligeiramente ácido, a amora preta é um alimento muito versátil.
No entanto, poucas pessoas sabem que a amora preta contém numerosos nutrientes e antioxidantes, que ajudam a prevenir e tratar inúmeras condições de saúde. Abaixo listamos os principais benefícios da amora preta .
Digestão . A fibra alimentar da amora preta melhora a digestão e o trânsito intestinal, prevenindo prisão de ventre, inchaço e cólicas. A fibra também reduz os níveis de colesterol.
Circulação . A amora preta contém altos níveis de ferro, que aumentam a produção de glóbulos vermelhos e facilitam o fornecimento de oxigênio aos órgãos e tecidos. O resveratrol contido na amora preta relaxa os vasos sanguíneos, melhorando a circulação e regulando a pressão arterial.
Câncer . Antocianinas, vitaminas A e C e outros compostos polifenólicos e fitonutrientes conferem à amora preta potentes propriedades anticancerígenas. Esta fruta neutraliza os danos causados pelos radicais livres.
Ver . A zeaxantina da amora preta reduz o estresse oxidativo nas células oculares, prevenindo danos à retina e condições como catarata e degeneração macular.
Antiinflamatório . As folhas da amoreira preta têm propriedades antiinflamatórias que são particularmente úteis contra doenças crônicas como artrose e artrite. O chá de folhas de amoreira preta é um remédio eficaz para dores de cabeça.