Os cereais , da cevada à aveia, do arroz à espelta, são alimentos preciosos que, em harmonia com as mudanças sazonais, fornecem quantidades significativas de vitaminas, sais minerais e princípios activos secundários, as chamadas substâncias bioactivas, que fortalecem o sistema imunitário e

Aveia, kamut, arroz, cevada, milho são cereais que saciam, dão energia, melhoram o aspecto da pele e dos cabelos. E, se você não exagerar nas quantidades, elas também ajudam a emagrecer. Os cereais estão na base da pirâmide alimentar e da dieta mediterrânica, mas também são os primeiros a serem eliminados quando se pretende perder peso, porque são calóricos.

Na dieta que propomos, porém, você não encontrará muito trigo (pelo menos não mole e não refinado: pão de trigo e macarrão são apenas integrais), mas cevada, aveia, kamut, arroz, milho, espelta, quinoa .

Purificantes, ricos em sais minerais e vitaminas, fornecem muita fibra que dá sensação de saciedade (muito importante para quem está de dieta). Além disso, as fibras contribuem para diminuir o nível de gordura no sangue porque dificultam a absorção no intestino e promovem a sua eliminação.

Dieta de cereais: o cardápio completo

A dieta de cereais ajuda a perder até 5 quilos em um mês. Todos os dias, ao almoço, há uma salada de cereais, vegetais e um ingrediente proteico como peixe, ovo ou lacticínios. O pão fornecido ao jantar deverá ser integral ou de cereais alternativos. O programa, embora muito eficaz, é equilibrado: por isso também pode ser seguido por períodos mais longos.

Para temperar, use 2 colheres de sopa de azeite extra virgem por dia e uma colher de chá de sal. As porções de vegetais devem ser abundantes. Não há necessidade de pesar. Beba pelo menos 2 litros de água sem gás por dia.

Diariamente

Assim que acordar, beba um copo de água com suco de limão.

Café da manhã: uma xícara de leite parcialmente desnatado ou um pote de iogurte; 30 g de flocos de aveia ou 30 g de biscoitos integrais ou multigrãos.

Segunda-feira

Lanche: um smoothie.

Almoço: salada de macarrão kamut (50 g) com tomate e mussarela; uma toranja (200 g).

Lanche: um café sem açúcar; um iogurte desnatado.

Jantar: 50 g de presunto cru magro; vegetais grelhados; 70 g de pão integral.

Terça-feira

Lanche: um smoothie.

Almoço: salada com 50 g de cevada cozida, cenoura, abobrinha cortada em juliana, rúcula e 30 g de nozes; uma maçã (200 g).

Lanche: um café sem açúcar; um iogurte desnatado.

Jantar: 150 g de linguado cozido no vapor; couve de Bruxelas cozida no vapor; 70 g de pão de milho.

Quarta-feira

Lanche: um smoothie.

Almoço: salada com espelta (50 g), rúcula e camarão; melão (200 g).

Lanche: um café sem açúcar; um iogurte desnatado.

Jantar: 120 g de peito de frango grelhado; salada de repolho roxo temperada com azeite e vinagre; 70 g de biscoitos de arroz.

Quinta-feira

Lanche: um smoothie.

Almoço: salada de cevada, preparada com 50 g de cevada cozida, 2 ovos cozidos e legumes em conserva, temperada com azeite e suco de limão; uma maçã verde (200 g),

Lanche: um café sem açúcar; um iogurte desnatado.

Jantar: 150 g de salmão grelhado; erva-doce em molho; 70 g de palitos de kamut; uma pêra (200 g).

Sexta-feira

Lanche: um smoothie.

Almoço: salada de arroz integral (50 g) com pimentão grelhado, picles, uma lata pequena de atum; uma tigela de frutas vermelhas.

Lanche: um café sem açúcar; um iogurte desnatado.

Jantar: 150 g de bacalhau com tomate; salada mista; 70 g de pão de cereais.

Sábado

Lanche: um smoothie.

Almoço: salada de espelta preparada com 50 g de espelta cozida, tomate, 100 g de mussarela em cubos, manjericão; ameixas (200 g).

Lanche: um café sem açúcar: um iogurte desnatado.

Jantar: 50 g de bresaola temperada com rúcula e flocos de parmesão; 70 g de bolos de arroz.

Domingo

Lanche: um smoothie

Almoço: salada de quinoa (80 g) coberta com 120 g de peito de frango grelhado e picado, tomate cereja, alface; uma salada de frutas (200 g).

Lanche: um café sem açúcar; um iogurte desnatado.

Jantar: 120 g de bife grelhado; salada mista temperada com azeite e limão; 70 g de pão de milho.
Dieta de manutenção
Terminada a dieta de emagrecimento de cereais, pode-se continuar com um mês de dieta de manutenção dobrando a porção de macarrão, arroz, cevada ou espelta na salada (100 g) no almoço, aumentando a porção de pão para 100 g no jantar e adicionar uma colher de azeite para dividir entre as refeições principais.