Com casca macia, polpa doce e toque crocante das sementes, os figos são frutas muito apreciadas na Itália e muito nutritivas.
Os figos são ricos em minerais, vitaminas e fibras , dão energia e fazem parte da dieta mediterrânica há milénios. Os antigos gregos definiam os figos como “frutos dos filósofos”.
Embora tenham um sabor muito doce, os figos frescos não são muito ricos em calorias (cerca de 74 por 100 gramas de produto) e contêm percentagens muito baixas de gordura e proteína. Abaixo listamos as principais propriedades dos figos.
- As fibras solúveis ajudam a reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue e ajudam a regular o trânsito intestinal. A fibra mais importante dos figos é a pectina.
- Graças à fibra, os figos podem ajudar-nos a perder peso devido ao seu efeito saciante e ao seu suave poder laxante. Comer 2 ou 3 figos antes das refeições ajuda a reduzir o apetite.
- Os figos contêm ácidos graxos ômega 3 e 6 que, juntamente com o potássio, ajudam a prevenir diversas doenças associadas ao sistema cardiovascular , como hipertensão e problemas coronários.
- Os minerais dos figos, principalmente o cálcio e o magnésio, convertem-nos em frutos adequados para manter em bom estado o sistema nervoso e músculo-esquelético .
- Como todas as frutas que contêm açúcares naturais, os figos também dão energia e melhoram o humor .
- O consumo regular de figos previne a degeneração macular , principalmente entre adultos com mais de 60 anos.