A umidade é um problema real para muitas residências, especialmente aquelas localizadas em áreas mais propensas a essas condições climáticas. Felizmente, existem algumas dicas simples para eliminar a umidade em casa.
Além de causarem uma má impressão aos olhos, representam um problema de saúde. Quem mais sofre são as pessoas alérgicas ou que sofrem de doenças respiratórias. Por este motivo, é muito importante tomar todas as medidas adequadas para eliminar a humidade da casa.
Dicas para eliminar a umidade em casa
- Ventilação
Você deve sempre manter uma ventilação correta em casa, e ainda mais em áreas onde possa ter problemas de umidade. O ar condicionado pode ajudar a evitar que áreas da sua casa com muito ar natural fiquem livres de umidade. Enfim, não exagere, o ar que respiramos deve ser um pouco úmido para prevenir doenças pulmonares e congestão nasal.
- Reconhecer fontes de umidade
Se você encontrar uma área da sua casa onde a umidade é muito alta, será necessário investigar a causa do problema. Geralmente, se houver canos quebrados ou vazamentos de água em áreas não visíveis, isso se reflete nas paredes; aos poucos eles começarão a manchar.
Tenha em mente que se você não reparar esses vazamentos, a situação poderá evoluir imediatamente para inundações.
- Use um desumidificador
Este aparelho é ideal para regiões chuvosas ou frias. A umidade tende a se acumular facilmente ali, pois não há possibilidade de ventilar constantemente a casa como em outras áreas. Portanto, se você deseja eliminar a umidade em casa, você pode usá-los para absorver e dissipar facilmente a umidade.
- Elimine a umidade com sal
Para isso você precisará de um recipiente plano e 1 kg de sal grosso. Basta colocar o sal no recipiente e depois de um ou dois dias ele terá absorvido grande parte da umidade.
O sal é um dos elementos com maior capacidade de absorção. Além de ser muito útil para tirar a umidade da casa, também pode ser usado para tirar manchas de roupas. Assim que você notar que o sal está muito úmido ou mesmo escurecido, será hora de renová-lo.
Recomendações para prevenir a umidade
Além das recomendações citadas acima, também é importante evitar a entrada ou permanência de umidade na casa.
Ao cozinhar, ligue o exaustor. O aquecimento da divisão nunca deve ultrapassar os 20°C, pois favorece o aparecimento de humidade nas paredes e divisões.
Ao lavar roupas, pendure-as do lado de fora para secar. Se você deixá-lo dentro de casa, a umidade se espalhará pelo resto do ambiente.
Não acumule muitas plantas no mesmo ambiente. Isso promoverá a produção e conservação do vapor, que é o vapor que certos elementos emitem.
Por fim, lembre-se que também é preciso levar em consideração aspectos como iluminação natural e correntes de ar na casa. As janelas e portas devem ser posicionadas para permitir a entrada da luz solar. Você também pode considerar mover os móveis para permitir que o ar circule em sua casa.