Se você também adora estar rodeado de plantas dentro de casa, este artigo é para você. Listamos um total de 16 plantas de interior com flores abundantes que podem dar um toque de cor e alergia às nossas casas.

Para cada planta são elencadas as particularidades e os principais tratamentos, de forma a fazê-las crescer e florescer ao longo do ano. Temos a certeza que depois de os ver irá querer imediatamente colocá-los em todos os cantos da casa.

Índice de planta

  1. Orquídea Phalaenopsis
  2. Gusmania
  3. Spathiphyllum
  4. Eucharis amazonica (Amazon Lirio)
  5. Antúrio
  6. Clivia miniata
  7. violeta africana
  8. Magnífica Medinilla
  9. Jasmim de Madagascar
  10. Kalanchoe blossfeldiana
  11. Jasmim Gardênia
  12. Rosa pitimini
  13. flor de cera
  14. estrela de Natal
  15. cacto de natal
  16. Coluna

As plantas são muito mais que elementos decorativos. Dependendo da variedade, podem oferecer muitos benefícios, como absorção de ruído, purificação do ar ou redução de poeira.

Existem plantas de diferentes formas e cores, que também têm diferentes épocas de floração e que por isso nos permitem ter uma casa constantemente cheia de cor.

1. Orquídea Phalaenopsis

Não conseguimos abrir a lista com nenhuma planta que não fosse a orquídea. Existem cerca de 20.000 espécies diferentes, divididas em cerca de 800 gêneros.

Os mais populares são Phalaenopsis, Oncidium e Orquídea Tigre.

Phalaenopsis é a mais fácil de cultivar. Colocando a planta num canto luminoso, num recipiente transparente e regando-a uma vez por semana, ela pode durar vários meses e dar-nos flores todos os anos.

2. Gusmania

É sem dúvida a planta com inflorescências mais vistosas de todas as pertencentes à família das bromélias. Apresenta cores vistosas avermelhadas, alaranjadas, rosadas e amareladas, dependendo da variedade.

Quando a flor começa a apodrecer, a inflorescência deve ser cortada para permitir que novos brotos apareçam e cresçam. A planta floresce todos os anos.

3. Spathiphyllum

Spathiphyllum é uma das raras plantas domésticas que  floresce o ano todo  . Produz flores brancas em formato de espada, o que cria um belo contraste com as abundantes folhas verdes.

Além de estético, o spathiphyllum é uma das plantas mais eficazes para purificar o ar de uma casa.

4. Eucaris Amazônica

Também conhecida como Amazon Lirio, é uma planta pouco conhecida e bonita.

É muito elegante, tanto pelas flores brancas, muito parecidas com as do narciso, como pelas folhas grandes. Floresce no final do verão.

5. Antúrio

O antúrio é uma planta de casa bastante conhecida devido à sua floração contínua. A variedade mais conhecida possui espata vermelha e espádice amarelada.

Necessita de ambientes húmidos e é aconselhável pulverizar frequentemente a planta com água pouco calcária.

6. Clivia miniata

A clivia é uma planta clássica de terraço ou varanda, mas poucos sabem que também se adapta muito bem a ambientes internos. Muito simples de cultivar, floresce todos os anos.

As flores aparecem na primavera e geralmente são vermelhas ou laranja. Existe uma variedade que produz flores amarelas.

7. Violeta Africana

Existem muitas variedades diferentes, cada uma com flores de cores diferentes, mas a mais conhecida é sem dúvida a violeta.

A violeta africana tem folhas arredondadas e cobertas de penugem, no centro das quais aparecem cachos cheios de flores.

A planta floresce o ano todo. Imediatamente depois, lembre-se de remover os caules das flores gastos.

8. Medinilla magnifica

Medinilla é uma planta com grandes folhas verdes e espetaculares flores rosas, que duram cerca de 3 meses.

Suas pétalas são muito grandes e, com o tempo, passam do rosa ao branco. Não o exponha à luz solar direta.

9. Jasmim de Madagascar

Esta planta trepadeira é caracterizada por flores maiores que o jasmim comum. Floresce da primavera ao outono.

Por ser uma trepadeira, aumente o tamanho do suporte para permitir que a planta cresça e fique com um aspecto mais arbustivo de vez em quando.

10. Kalanchoe blossfeldiana

É uma das plantas suculentas mais cultivadas. Existem muitas variedades, com flores rosas, vermelhas, amarelas, brancas e laranjas. Precisa de locais claros, mas não de sol direto.

Após a floração, deve ser transplantada e protegida da luz solar e da água. Flores na primavera.

11. Jasmim Gardênia

A Gardênia é um arbusto de folhas verdes e flores brancas, semelhante às rosas e de aroma intenso e agradável. Floresce na primavera e no verão.

Se você colocá-lo dentro de casa, certifique-se de colocá-lo perto de uma janela bem iluminada.

12. Rosas Pitimini

Estas são rosas em miniatura reais e são muito bonitas.

Para cultivar estas rosas é necessário evitar a luz solar direta, mantê-las úmidas, mas sem água estagnada.

13. Flor de cera

Suas flores brancas são tão lindas que parecem, como o nome da planta sugere, cera. Floresce do final da primavera ao verão.

Não necessita de muita água, pois suas folhas conseguem armazená-la por muito tempo. À noite, as suas flores exalam um aroma muito agradável.

14. Poinsétia

Clássico do Natal, embora produza flores, o que mais chama a atenção na planta são as brácteas, quase sempre vermelhas, mas que também podem ser brancas ou rosadas.

Necessita de exposição à luz e ao sol, importantes para evitar a queda das folhas.

15. Cacto de Natal

Floresce intensamente durante os meses de inverno (é assim chamada por isso). As flores nascem nas pontas dos caules e, embora na variedade mais comum sejam rosadas, também existem vermelhas e brancas.

Necessita de muita luz, por isso deve ser colocada perto de janelas.

16. Coluna

Esta planta de casa produz lindas flores. Dadas as suas dimensões, é adequado para vasos suspensos no teto ou bastante altos.

Deve ser colocado em um canto bem iluminado, mas à sombra e evitando a luz solar direta. Após a floração, é necessário regar menos para deixá-la descansar durante o inverno.