Ter plantas é uma experiência única, pois permite-nos relacionar-nos de perto com a natureza que nos rodeia. Cultivar plantas em casa é um hobby muito relaxante que nos permite desligar da rotina e acalmar o corpo e a mente. Para cultivar plantas, porém, não basta apenas regá-las e colocá-las no lugar certo.

Também é preciso cuidar dele, evitando qualquer perigo. Mas como tomar consciência de elementos potencialmente perigosos ? Certamente não é simples, pois no mundo das plantas os perigos podem vir de praticamente qualquer lugar.

Uma exposição errada, muita água, fungos e até alguns insetos são suficientes para levar a planta à morte súbita. Especificamente, se você notar isso em suas plantas, precisará tomar medidas imediatas. O perigo está ao virar da esquina! Aqui está o que é.

Cochonilha: o inimigo número 1 das plantas
dano à cochonilha
Joaninha branca – Pixabay – orizzontenergia.it
O que você vê na foto é um exemplar de cochonilha . É um pequeno parasita muito difícil de eliminar, mas acima de tudo muito perigoso para as nossas plantas. A cochonilha, de fato, ataca as plantas alimentando-se de sua seiva e, portanto, levando lentamente à morte da planta.

É mais fácil para este parasita prosperar em áreas com clima mais quente e, na verdade, afeta as plantas das varandas com mais frequência do que as dos jardins. O grande problema desse inseto é que ele é coberto por uma pátina que dificulta muito sua erradicação, pois essa camada o protege de tratamentos de saúde.

plantas perigosas de cochonilha
Coccinilla em uma planta – Pixabay – orizzentonergia.it
No caso de alguns insetos, pode-se proceder retirando-os da planta com uma pinça simples e, em seguida, limpar o vaso com uma solução composta por 1 litro de água quente e 80 ml de sabonete de Marselha , um poderoso aliado natural para o nosso plantas.

Porém, se houver muitos insetos, pode-se usar óleo branco , inseticida que deve ser borrifado nas áreas atacadas pela cochonilha. Em pouco tempo o parasita morrerá sufocado e você finalmente estará livre desses irritantes insetos herbívoros. Novamente será necessário lavar o vaso conforme mostrado anteriormente.