

A salsa é uma planta aromática muito utilizada na culinária italiana. Vamos descobrir juntos as dicas para recolhê-lo na época certa do ano e sobretudo preservá-lo da forma mais correta.

Entre as plantas aromáticas mais populares de todos os tempos, certamente devemos citar a salsa. Na verdade, é uma comida muito saborosa, com um sabor picante e único. Pode ser colocado em vários pratos aos quais certamente consegue dar aquele toque extra. Obviamente, como qualquer coisa, também tende a se danificar com o passar dos dias.
É precisamente por esta razão que é aconselhável aprender as técnicas de conservação que podem permitir a este vegetal manter as suas características. Saiba também que existem alturas certas para a colher porque é em determinadas alturas do ano que consegue dar o seu melhor em termos de sabor e rendimento. Então aqui está o que descobrimos sobre a salsa, sobre a época da colheita e principalmente sobre a sua conservação.
Salsa: as características da planta aromática
Quando falamos de ervas aromáticas , é impossível não falar da salsa. Esta planta está muito difundida em todas as regiões da Itália. É muito fácil de cultivar e traz muitos benefícios à saúde de quem o consome. É lembrado pelo uso terapêutico que consegue exercer contra a retenção hídrica e o acúmulo de excesso de líquidos. Suas folhas também são desintoxicantes e tomá-las regularmente pode ajudar a eliminar as toxinas que se acumulam no corpo.

Os benefícios advêm da presença de todos os componentes que contribuem para fazer da salsa um alimento nobre. Estamos falando de gorduras, açúcares, carboidratos, proteínas, fibras, sódio, potássio, cálcio e ferro, todos elementos verdadeiramente valiosos. Segundo alguns especialistas, a salsa é um poderoso antiinflamatório natural e pode ser usada para combater o mau hálito e auxiliar na digestão. Pode ser consumido tanto cru quanto cozido, cada receita pode ser incrementada dependendo do uso deste alimento. Em algumas regiões da Itália é utilizado para decoração de pratos, pois suas folhas são muito características.
Quando recuperá-lo: agora é a hora certa
Conforme mencionado acima, há uma época do ano em que é melhor colher salsa. Neste caso não estamos falando de meses ou estações, mas de uma fase de crescimento que ocorre nesta planta. Para beneficiar das qualidades organolépticas do produto, é aconselhável colher a salsa antes da floração. Na verdade, quando as flores desabrocham, o sabor das folhas fica mais claro.

Também é possível colher quando surgem novas folhas após a poda, ou quando as partes externas da planta são muito grandes em relação às partes mais internas. Essas pequenas dicas ajudam você a identificar a melhor fase para a colheita, não só pelo que você vai trazer para a mesa, mas também pelas novas possibilidades que se abrirão para a planta. As folhas novas terão assim a oportunidade de se desenvolver, enquanto na presença das antigas poderão secar mais cedo do que o necessário.
Como armazenar salsa fresca?
Os mesmos cuidados devem ser tomados ao armazenar salsa fresca. Esta planta é realmente muito delicada, por isso pode danificar-se se não for protegida da melhor forma possível. A salsa pode ser guardada no congelador se colocada em sacos especiais e descongelada quando estiver pronta para comer .
Já na geladeira é necessário colocar a salsinha em embalagens plásticas ou dentro de um pedaço de papel alumínio. Mas, neste caso, a valiosa erva aromática só terá validade por três dias, após os quais será jogada fora. Muitos sugerem colocar a salsa em um pano úmido e colocá-la em um saco para freezer. Assim liberará umidade e suas folhas não secarão tão cedo.
Um tipo clássico de conservação diz respeito à possibilidade de conservar a salsa em água. Basta colocar os talos do vegetal na água, cobrir tudo com filme transparente e colocar a salsinha na geladeira. Neste caso, a duração do produto deve ser de aproximadamente uma semana. Você já experimentou alguma dessas dicas?