Ter plantas em casa é algo absolutamente lindo porque sabemos como estas conseguem com a sua cor e a sua energia dar um toque de elegância mas também de glamour à divisão onde foram colocadas. Pense, por exemplo, em uma selfie caseira: é a era dos autorretratos e o que é melhor do que fazê-lo com plantas como pano de fundo?
Uma vantagem que nem todo mundo tem. Se por um lado ter plantas é estimulante, por outro ainda é preciso entender que é importante conhecê-las bem. Ou seja, faça uma seleção entre as plantas que podem e as que não podem entrar em casa. Vejamos alguns casos emblemáticos para não sermos pegos desprevenidos.
Plantas dentro de casa, estas absolutamente não devem estar lá
Uma planta que não pode ficar em casa e por isso é melhor para hotéis fora de casa é o lírio da paz. Nem é preciso dizer que a sua beleza quase inatingível o torna verdadeiramente cobiçado para decorar a casa, mas é melhor não o fazer. Na verdade, a flor contém substâncias tóxicas, que se ingeridas podem causar irritação na boca, garganta e estômago. Deve ser absolutamente evitado se você tiver filhos ou animais de estimação que possam colocar partes da planta na boca rapidamente.
Sempre defendemos que o Pothos é a planta de casa ideal porque o seu cultivo é muito simples e não requer competências especiais. No entanto, é rico em cristais de oxalato de cálcio, substância que também pode ter efeitos irritantes nas mucosas. Pelo mesmo motivo mencionado acima, é aconselhável mantê-lo longe do alcance das crianças.
Azevinho : seus frutos vermelhos são conhecidos. Bonito de se ver, graças à sua cor intensa, mas cuidado com a sua ingestão. Deve ser absolutamente evitado porque é extremamente perigoso devido à ilicina nele presente. Estima-se que se você comer mais de 20 frutas você pode morrer. A costela de Adão é venenosa, principalmente para animais de estimação. A presença de cristais de oxalato e a ingestão de seus caules e folhas podem causar males como coceira no rosto, vômitos e, nos piores casos, paralisia da língua.