Ter um intestino saudável é essencial não só para evitar problemas gastrointestinais. O intestino é, de facto, uma parte importante do nosso sistema imunitário e também é vital para promover a absorção adequada de nutrientes.

A flora intestinal desempenha um papel muito importante no nosso organismo e os probióticos têm ação direta sobre ela.

Consumir alimentos probióticos é uma maneira fácil e segura de introduzir bactérias benignas no sistema digestivo, que se multiplicarão no trato gastrointestinal e ajudarão a manter o sistema digestivo saudável.

Kombuchá : É um chá adoçado e fermentado que contém vitaminas, ácidos, enzimas e probióticos essenciais para a nossa saúde. Melhora a digestão, fortalece o sistema imunológico e nos dá energia.

Kimchi : prato de origem coreana feito com vegetais fermentados com especiarias. Possui propriedades semelhantes às do kombuchá.

Miso : um condimento fermentado derivado de soja e grãos. Esta comida japonesa é uma das melhores para regular o sistema digestivo e reduzir doenças cardíacas.

Iogurte : talvez o alimento probiótico mais conhecido. Lembre-se que nem todos os iogurtes são iguais: escolha um que seja 100% natural e sem adição de açúcares.

Kefir : bebida láctea fermentada que contém ótimos nutrientes como probióticos, vitamina B12, cálcio, ácido fólico e magnésio.

Tempeh : originário da Indonésia, esse alimento vem da fermentação da soja. Popular entre os vegetarianos, é um excelente substituto da carne devido ao seu alto teor de proteínas, minerais, vitaminas e probióticos.

Levedura natural : muito benéfica devido à grande quantidade de bactérias benignas vivas no processo de fermentação.

Agora que você sabe quais alimentos são mais probióticos, inclua-os em sua dieta para aproveitar suas propriedades, melhorar a digestão e a saúde geral.