Quem não gostaria de ter centenas de orquídeas, lindas e elegantes plantas com flores em sua sala? Mas acima de tudo: quem poderia tornar possível uma vida longa para eles?
Porque essa é a parte mais difícil: continuar florescendo e produzindo novos botões pelo maior tempo possível.
As orquídeas são as plantas com flores mais populares e preferidas. Eles vêm em cores vivas e exóticas e agregam classe e personalidade ao ambiente em que são colocados.
São plantas tropicais perenes que devem florescer e florescer novamente, mas requerem cuidados adequados.
Muitos apreciam isso e se desesperam quando as folhas começam a perder o brilho e a planta murcha. Mas não perca as esperanças: fazer orquídeas florescer é possível, basta saber como! Nas páginas a seguir você verá como cuidar de uma orquídea com 10 dicas simples e eficazes (mesmo para quem infelizmente não tem o polegar verde!):
1) Água e adubo na dosagem correta.
O truque certo. Para que as orquídeas floresçam novamente, é necessário fornecer fertilizante líquido a cada duas semanas. Deve ser rico em fósforo e potássio. Além disso, durante o período de floração, é preciso parar de usar fertilizantes e regar menos as orquídeas.
2) regar orquídeas
Falando em água, os especialistas recomendam uma técnica que envolve a submersão da embarcação em banho-maria. Certifique-se de que o vaso tenha furos no fundo e deixe a planta em água morna por cerca de meia hora. Em seguida, esvazie-os e coloque-os novamente. Repita o processo a cada dez dias.
3) Coloque as orquídeas à luz.
A luz do sol de outono é necessária para que as orquídeas voltem a florescer. Porque os raios nesse período não são quentes o suficiente para queimar as folhas da planta, mas servem para fornecer toda a luz necessária. Portanto, coloque suas plantas fora de casa, sob o sol escaldante.
4) Gerar choque térmico e evitar fontes de calor.
Ao contrário da crença popular, uma mudança repentina de temperatura não matará sua orquídea. Em vez disso, fará com que floresçam novamente, o que, por sua vez, estimulará novos caules. Desde o início do outono, quando a temperatura diária chega a 15 graus, leve as orquídeas para a varanda o dia todo. Em seguida, pegue-os em casa à noite. Repita esse processo por cerca de duas semanas.
5) Preste atenção à temperatura ambiente.
Lembre-se também de colocar as orquídeas próximas a fontes de calor. O sistema não deve estar localizado próximo de radiadores ou chaminés. Se a temperatura em casa eventualmente ultrapassar os 20 graus, você deve manter as orquídeas em um ambiente mais fresco, como B. nas escadas ou em prateleiras perto das janelas.
6) Momento da poda: como acertar!
Às vezes, nossa querida planta não floresce. o que fazer A poda feita de determinada maneira pode ajudar a orquídea a formar novos botões com mais facilidade e rapidez. Simplesmente apare o caule usando uma tesoura simples ou um cortador de grama para cortá-lo pelo menos 2,5 cm acima do “nó” superior (ou seja, a partir dos pontos de agachamento ao longo do caule).
7) Limpe as folhas.
Pode parecer inofensivo, mas as orquídeas são plantas delicadas e por isso precisam ser manuseadas com cuidado. Certifique-se de limpar as folhas com um pano contendo água destilada comum e algumas gotas de vinagre ou suco de limão. Alguns até recomendam o uso de bolas de algodão embebidas em leite e água.
8) Escolha um pote.
Escolher o vaso certo ajudará a manter nossas orquídeas em flor. Tente conseguir um vaso resistente e transparente para garantir que a planta tenha acesso total à luz. Também é melhor que seja equipado com parede dupla para manter a temperatura mais estável, evitando mudanças bruscas de temperatura.
9) A importância da umidade
A maioria das orquídeas cultivadas em ambientes fechados vem dos trópicos e, portanto, se adaptaram ao clima quente e úmido dos trópicos. Devemos, portanto, garantir que nossas orquídeas fiquem expostas à alta umidade do ambiente: portanto, é aconselhável borrifar frequentemente as folhas das orquídeas com água desmineralizada. Durante o calor do verão, muitas vezes há pouca umidade na casa; podemos resolver esse problema colocando um umidificador próximo às orquídeas.
10) Preste atenção na cor das folhas.
As folhas da orquídea devem ser verificadas com frequência: se ficarem amareladas ou com manchas, a planta está ficando muito exposta ao sol. Por outro lado, se adquirirem uma cor verde muito escura, a luz é muito forte.