O orégano é uma das plantas aromáticas mais utilizadas na cozinha É também uma das plantas terapêuticas frequentemente utilizadas na medicina natural, aquela que os nossos antepassados ​​​​utilizavam antes do advento da medicina moderna.

O orégano tem sido tradicionalmente associado a propriedades capazes de aliviar sintomas de infecções, doenças respiratórias e gastrointestinais. Abaixo listamos os principais benefícios do orégano .

Nutritivo . O orégano é fonte de minerais essenciais, como magnésio e cálcio, que fortalecem os ossos, mas também manganês e cobre, que promovem a ação antioxidante, e potássio que regula a pressão arterial. Ele também contém ferro e zinco.

Também contém vitaminas C, E, K e E6, ácidos graxos ômega 3 e outros compostos antioxidantes e antimicrobianos como timol e carvacrol.

Antibacteriano e antifúngico . Vários estudos associaram o carvacrol e o timol a propriedades antibacterianas e antifúngicas, eficazes contra bactérias e fungos.

Antioxidante . Os antioxidantes são essenciais para manter uma boa saúde, pois são capazes de neutralizar os danos celulares causados ​​pelos radicais livres. O orégano é particularmente rico em antioxidantes.

Digestão . Um dos usos mais tradicionais do orégano, esta planta tem a capacidade de aumentar a salivação e melhorar a digestão. Além disso, estimula o fluxo da bile para os órgãos digestivos, promovendo a absorção de gorduras no intestino e evitando o excesso de ácido no estômago.