oliveira , também conhecida como Olea Europea , é uma árvore muito famosa no nosso território, que hoje se tornou a árvore simbólica da Itália no mundo. Na verdade, é desta árvore que ganha vida o produto italiano mais vendido no mundo, o azeite virgem extra . Vamos descobrir tudo o que há para saber sobre esta árvore.

Principais características da oliveira

informações sobre oliveira
Azeitonas na árvore – Pexels – arancionergia.it

Esta árvore que todos conhecemos é uma planta muito antiga originária da Ásia, mas hoje difundida em toda a zona mediterrânica. Na verdade, na Itália tornou-se endêmico, e especificamente estamos falando da região do sul da Itália , onde é mais fácil encontrar uma oliveira do que uma folha de grama. É caracterizado por um tronco muito particular que parece girar sobre si mesmo. As folhas também são particulares e têm, de facto, um formato fino e oval, típico apenas desta árvore. Na natureza esta árvore perene pode atingir até 10 metros de altura.

Curiosidades sobre a oliveira

Oliveira interessante
Azeitonas pretas fritas – Pexels – arancionergia.it
  • O seu fruto é a azeitona da qual hoje extraímos o produto italiano por excelência: o azeite virgem extra.
  • Os antigos romanos extraíam das azeitonas um óleo muito escuro chamado “omphacium” . Ao contrário de nós, porém, os romanos usavam-no para untar os seus corpos antes das batalhas. Terminada a luta, os atletas raspavam essa mistura de óleo, suor e sangue do corpo e guardavam para depois usar como remédio para sarna.
  • No Gênesis, a oliveira é citada como símbolo de paz . Na verdade, a famosa pomba carrega consigo um ramo de oliveira.
  • Além de serem árvores muito antigas, as oliveiras também são extremamente longevas. Na verdade, em condições favoráveis, podem atingir a idade de 1.000 anos.
  • O bonsai de azeitona está na moda ultimamente , então você pode ter um cantinho da Apúlia em sua casa.

Informações úteis para o cultivo da azeitona

oliveiras curiosidades interessantes
Campo de oliveiras – Pexels – arancionergia.it

Posição

Para cultivar a oliveira da melhor forma possível, é sempre aconselhável colocá-la numa zona a pleno sol, tanto se a cultivar no jardim como se decidir cultivá-la no seu terraço. No inverno é aconselhável cultivá-lo somente se a temperatura local for amena. Para garantir um crescimento totalmente saudável, é melhor colocar a planta em uma área exposta ao sul, onde não seja afetada pela umidade.

Chão

As oliveiras são árvores que geralmente crescem melhor em terreno aberto, mas se você não quiser grandes alturas, pode cultivá-las facilmente em vasos. Em qualquer caso, o solo deve ser seco, possivelmente calcário e argiloso , talvez até enriquecido com substâncias orgânicas.

Rega

Por ser uma espécie habituada ao clima mediterrânico, a oliveira necessitará de solo bastante seco, obviamente sem exageros. A planta é de facto muito sensível à água estagnada e neste caso pode ser afectada pela podridão das raízes. Portanto, deve ser regado raramente e moderadamente.

Poda

A poda da oliveira é uma operação que deve ser realizada uma vez a cada 2 anos , mas se achar que o seu crescimento é excessivo pode sempre aumentar a frequência para uma vez por ano, para lhe dar a forma desejada. Todas as operações de poda serão realizadas no final da primavera.

Multiplicação

A oliveira pode ser multiplicada por estacas. Isto pode ser feito através de estacas lenhosas, estacas de folhas e estacas herbáceas. Qualquer que seja o tipo de propagação por estaca que você escolher, deverá fazê-lo durante o período de outono e possivelmente com a ajuda de um viveirista experiente. Alternativamente, recomendamos este método fantástico.

Doenças e parasitas

A oliveira, como muitas outras árvores de fruto, também está sujeita a doenças. Certamente não podemos deixar de mencionar a xylella, uma bactéria que causa a morte de plantas e que destruiu muitas árvores desde 2013 até hoje na Itália. Depois há a mosca da azeitona que põe os seus ovos dentro das azeitonas destruindo toda a colheita.

Benefícios da oliveira

De acordo com vários estudos, os extratos de oliveira, bem como o seu óleo, parecem trazer vários benefícios para o nosso corpo. Especificamente, parece ter propriedades muito úteis para regular os níveis de colesterol , açúcar no sangue e pressão arterial . Se você fizer uma decocção das folhas desta árvore também poderá combater a gota e o reumatismo de forma natural. No entanto, no que diz respeito ao azeite, os ácidos gordos presentes na sua composição ajudam-nos a prevenir a formação de células tumorais.