Uma das piores invenções em alimentos processados é o glutamato de sódio . Entre os altos níveis de sódio, gordura e produtos químicos, esta combinação é uma bomba tóxica para a nossa saúde e tem muitos efeitos negativos.
Entre os compostos do glutamato de sódio está o aditivo umami, um dos cinco sabores básicos (os demais são amargo, doce, azedo e salgado), e tem como objetivo melhorar o sabor dos alimentos processados. Ou seja, a presença desse aditivo faz com que as carnes processadas e os alimentos congelados tenham um sabor “mais fresco”, levando o consumidor a comer mais.
O MSG engana nosso corpo fazendo-o pensar que a comida tem melhor sabor, é mais saudável e mais rica em nutrientes.
Dor no peito, suores, náuseas, cansaço, dormência na boca, palpitações cardíacas, inflamação na garganta, ansiedade e depressão são alguns dos sintomas frequentemente associados ao consumo deste aditivo.
Presente principalmente na comida chinesa servida em restaurantes ou buffets, o abuso deste aditivo expõe-nos a inúmeros riscos.
O glutamato de sódio é uma neurotoxina que danifica o sistema nervoso e estimula excessivamente os neurônios, levando-os a um estado de exaustão. Além disso, o consumo de alimentos ricos nesta substância faz com que os níveis de glutamato no sangue fiquem muito elevados, expondo-nos a sérios riscos.
A pesquisa científica apresenta resultados e opiniões conflitantes, mas não podemos ter certeza absoluta de que o glutamato de sódio seja totalmente seguro para o nosso corpo.