Revelamos-lhe qual o melhor fertilizante para a horta e para o seu jardim. Depois de descobri-lo, temos certeza de que você sempre o usará.
Aqui revelamos tudo sobre o melhor fertilizante para as suas plantas, que tornará os seus vegetais viçosos, saudáveis e fortes.
A importância do nitrogênio para as plantas
Nem todo mundo sabe que o nitrogênio é um dos componentes mais necessários ao desenvolvimento das plantas. De certa forma, isto faz sentido, uma vez que o azoto é o elemento mais abundante na própria atmosfera.
Mais de 70% do ar é nitrogênio: naturalmente ele cai no chão com a chuva e é justamente por isso que as plantas sempre crescem e se desenvolvem melhor do que chove.
Porém, hoje não queremos convidá-lo a coletar água da chuva e utilizá-la para regar suas plantas. Em vez disso, queremos falar sobre algo que se encontra nas profundezas do solo das plantas, onde o sistema radicular se desenvolve.
Você deve saber que quanto melhor for a qualidade do sistema radicular , melhor será a saúde da sua planta. Muitos não sabem que os melhores jardins para cultivar as suas próprias plantas são aqueles onde nunca as plantou antes.
Na verdade, os microrganismos fixadores de azoto, que asseguram a fixação de azoto, simplesmente multiplicaram-se em grande parte na erva não cultivada.
Porém, se não temos água da chuva disponível e o solo já foi cultivado anteriormente, cabe a nós recriar um ambiente ideal para as nossas plantas, enriquecendo-o com nitrogênio.
Aqui nós dizemos como fazer isso.
Prepare o melhor fertilizante para o jardim
As leguminosas podem estabelecer uma relação simbiótica com bactérias do solo fixadoras de nitrogênio , chamadas rizóbios. O resultado dessa simbiose é a formação de nódulos nas raízes da planta, dentro dos quais as bactérias podem converter o nitrogênio atmosférico em amônia, que a planta pode utilizar para seu próprio crescimento.
Algumas das melhores leguminosas que você pode usar incluem amendoim , feijão preto e soja: estes são os melhores fixadores de nitrogênio e atenderão todas as necessidades de nitrogênio das plantas.
Ervilhas e feijões verdes também são adequados para esse fim, mas os três primeiros são os melhores. O que você pode fazer é, por exemplo, triturá-los no liquidificador e espalhar os restos pelo chão.
Outra solução é colocá-los intactos no solo: o objetivo não será cultivá-los, mas sim permitir a geração e liberação de nitrogênio. Talvez surjam algumas leguminosas, mas esse não é o nosso objetivo.
Em geral, as leguminosas podem ser utilizadas como uma ferramenta simples, para fazer um fertilizante para a horta que seja orgânico, natural e muito barato. Na verdade, as leguminosas são muito fáceis de encontrar e temos a certeza que muitos de vocês já as têm em casa.
Aconselhamos que comece com dois ou três tipos de leguminosas, para criar a sua combinação perfeita e mais eficaz . Experimente e só então descobrirá quais vegetais combinam melhor com você.