O marmelo é fruto do marmeleiro, árvore nativa da Ásia que também cresce em outras partes do mundo, inclusive na Itália. Os nossos antepassados gostavam dele, mas hoje o marmelo está quase esquecido.
De casca amarela e aroma muito agradável, o marmelo é utilizado maioritariamente para a preparação de compotas, entre as quais a famosa marmelada .
Os marmelos têm poucas calorias, apesar de saborosos, e são ricos em vitaminas A, C e grupo B, e em minerais como potássio, fósforo, ferro, cálcio e sódio. Também contém fibras, pectinas e taninos.
Por serem ricos em pectinas, os marmelos são particularmente úteis para quem sofre de colesterol alto . O potássio, por outro lado, ajuda a regular a pressão arterial e a prevenir a hipertensão .
Esta excelente fruta também tem efeito adstringente, devido aos taninos, por isso é útil em caso de diarreia.
O ácido málico do marmelo tem efeito desintoxicante e ajuda a eliminar o ácido úrico . Essa fruta também possui propriedades expectorantes que aliviam a tosse .
Os marmelos também são diuréticos e capazes de melhorar o trânsito intestinal . Ricos em potássio, são ideais para prevenir cólicas e regular o sistema nervoso , aliviando a ansiedade.
As sementes de marmelo contêm mucilagem que ajuda a manter a pele hidratada e a prevenir rugas . As sementes também podem ser utilizadas para fazer um gel que previne a caspa e nutre profundamente os cabelos. Prepare o gel fervendo uma colher de sementes em 250 ml de água durante um quarto de hora.