Magnólia é um gênero de plantas que inclui mais de 80 espécies, nativas de vários continentes como Norte, Sul e Ásia. A planta mais conhecida é sem dúvida Magnolia grandiflora .
É uma árvore extraordinariamente bela, com folhas grandes e escuras e flores brancas muito decorativas que, em plena floração, nos oferecem um espetáculo sensacional.
Magnolia grandiflora, nativa do sudeste dos Estados Unidos (da Carolina do Norte à Flórida), pode atingir uma altura de cerca de 35 metros. Hoje é muito difundida como planta ornamental em jardins de todo o mundo, inclusive na Itália.
Ao mesmo gênero também pertence Magnolia officinalis , planta nativa da China cuja casca oferece inúmeros benefícios à saúde. Abaixo listamos os mais importantes.
A casca da magnólia contém dois compostos, magnolol e honokiol, que, segundo um estudo recente realizado no Japão, podem regular os níveis de cortisol e atuar como antiestresse e reguladores do sono.
Níveis elevados de cortisol têm sido associados ao ganho de peso, razão pela qual a casca da magnólia pode ser usada para prevenir o acúmulo de gordura abdominal e regular os níveis de açúcar no sangue.
A casca da magnólia também é um ansiolítico natural eficaz. Esta propriedade específica é muito útil para quem sofre de estresse, pois ajuda a induzir o relaxamento muscular.
De acordo com um estudo recente, o magnalol pode promover a produção de corticosteróides no organismo, essenciais para aliviar a inflamação. Estas propriedades anti-inflamatórias são muito úteis para aliviar os sintomas de asma e alergia.