O magnésio é um mineral essencial que nosso corpo precisa para se manter saudável O corpo não produz magnésio, por isso deve obtê-lo através dos alimentos.

A deficiência de magnésio afeta significativamente a nossa saúde. Embora seja encontrado em quase todas as células do corpo, é armazenado nos ossos.

Aqui estão 10 razões pelas quais o magnésio é tão importante para a nossa saúde.

1. O magnésio está envolvido em centenas de reações bioquímicas no corpo

Este mineral encontrado em quase toda a natureza também está presente em nosso corpo. Cerca de 60% do magnésio presente no corpo humano é encontrado nos ossos, enquanto o restante é dividido entre músculos, tecidos moles e fluidos, incluindo o sangue.

Cada célula do corpo contém magnésio e precisa dele para funcionar. Uma das principais funções do magnésio é ser cofator, ou “molécula auxiliar”, em reações bioquímicas realizadas por enzimas.

2. O magnésio aumenta o desempenho durante a atividade física

Durante a atividade física necessitamos de aproximadamente 10-20% mais magnésio do que quando estamos em repouso.

O magnésio ajuda a transportar o açúcar do sangue para os músculos e a eliminar o ácido láctico, que se acumula nos músculos durante a atividade física e causa dor.

3. O magnésio combate a depressão

O magnésio desempenha um papel vital na função cerebral e tem impacto direto no humor. Níveis baixos de magnésio têm sido associados a um maior risco de depressão.

4. O magnésio é eficaz contra o diabetes tipo 2

Cerca de metade das pessoas com diabetes tipo 2 apresentam níveis baixos de magnésio no sangue. Isto tem um impacto direto na capacidade da insulina de manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

5. O magnésio reduz a pressão arterial

Numerosos estudos demonstraram que os níveis certos de magnésio podem reduzir a pressão arterial.

6. O magnésio tem efeito antiinflamatório

A deficiência de magnésio tem sido associada à inflamação crônica, que é um dos principais contribuintes para o envelhecimento, a obesidade e as doenças crônicas.

7. O magnésio pode ajudar a prevenir enxaquecas

A enxaqueca é dolorosa e debilitante e pode ser acompanhada de náuseas, vômitos e sensibilidade à luz.

De acordo com alguns estudos, pessoas mais propensas a enxaquecas tendem a ter níveis mais baixos de magnésio.

8. O magnésio reduz a resistência à insulina

A resistência à insulina é uma das principais causas da síndrome metabólica e do diabetes tipo 2.

É caracterizada por uma deterioração na capacidade das células musculares e do fígado de absorver adequadamente o açúcar no sangue.

O magnésio desempenha um papel vital neste processo e muitas pessoas com síndrome metabólica apresentam deficiência dele.

9. O magnésio melhora os sintomas da TPM

A TPM é uma das condições mais comuns entre mulheres em idade fértil. Seus sintomas incluem retenção de água, cólicas abdominais, fadiga e alterações de humor.

O magnésio pode melhorar o humor de mulheres que sofrem de TPM, além de aliviar sintomas como retenção de líquidos e cansaço.

10. O magnésio é seguro e fácil de encontrar

O magnésio é essencial para uma boa saúde. O consumo diário recomendado é de 400-420 mg para homens e 310-320 mg para mulheres. Está presente em muitos alimentos, mas também está disponível na forma de suplementos.

Ter os níveis certos de magnésio é essencial para uma boa saúde. Certifique-se de consumir alimentos ricos em magnésio e consulte seu médico para verificar uma possível deficiência.