Se você está procurando uma árvore para plantar em seu jardim, o louro é a escolha certa. Esta erva aromática cresce muito em pleno solo, tornando-se uma verdadeira árvore que dará sombra ao seu jardim. Então vamos ver como cultivá-lo com plena saúde.

Principais características do louro

louro cuidado exato
Folhas de louro no prato – Pixabay – horizontenergia.it

Esta planta perene pertence à família Lauraceae e é caracterizada por folhas lanceoladas verde-escuras. Laurel é uma das árvores mais antigas cultivadas na Grécia antiga. Suas flores são pequenas e amarelas e contêm apenas uma semente.

Fatos interessantes sobre louro

curiosidades tão interessantes
Folhas secas de louro – Pixabay – Horizonnergia.it

O louro é uma planta rica em história e como tal existem muitas curiosidades sobre ela. Na Grécia Antiga, por exemplo, eram feitas coroas de louros para dar aos vencedores dos Jogos Píticos , os antecessores das Olimpíadas. Hoje essas coroas são usadas por quem se forma. Hoje a madeira desta árvore também é utilizada em fumeiros para dar um sabor adocicado aos alimentos defumados. Na cozinha, o louro é utilizado pelo seu sabor picante que dá sabor a sopas e sopas, principalmente as à base de leguminosas.

Informações úteis para o cultivo de louro

cultivo de louro
Flores de louro – Pixabay – horizontenergia.it

Posição

Pode ser cultivada tanto em solo pleno como em vasos. Caso seja plantada em solo pleno, deve-se escolher um local abrigado dos ventos e das temperaturas mais frias, temidas pela planta.

Chão

Para melhorar a estabilidade da planta é necessário utilizar solo com um pouco de areia . Além disso, esta composição permite melhorar a drenagem. Se optar por cultivar em vasos, coloque material de drenagem extra na base.

Rega

Você pode regar o louro regularmente, especialmente durante os períodos mais quentes. Você pode fazer isso uma vez a cada 2 semanas, mas abundantemente.

Poda

A poda do louro depende do tamanho da planta, mas existem algumas regras básicas a seguir. Primeiro é preciso retirar as folhas secas e os galhos danificados , operação que deve ser feita na primavera. A poda propriamente dita deve ser feita nas árvores uma vez a cada 2 anos.

Fertilização

Você pode fertilizar a planta durante todo o período de março a agosto, uma vez a cada 2 semanas. Usando um fertilizante comum. Se quiser pode usar este fertilizante natural.

Multiplicação

Você pode propagar então por meio de estacas. Para isso terá que esperar a primavera, quando poderá fazer o corte de cerca de 10 cm, com uma tesoura esterilizada. Para otimizar o resultado, recomendamos a aplicação de hormônio de enraizamento na base.

Doenças e pragas

Laurel é propenso ao excesso de umidade , que muitas vezes afeta as raízes, levando ao apodrecimento e morte das raízes. Para perceber a podridão basta olhar as folhas da planta. Na verdade, você notará manchas amarelas devido ao excesso de água no solo.

Benefícios

O louro é conhecido pela sua utilização na culinária devido ao seu aroma forte. Porém, seus benefícios nem sempre são lembrados. Esta planta, aliás, possui propriedades adstringentes e diuréticas. Para aproveitá-los ao máximo, pensou em fazer decocções de louro, ferver suas folhas e depois filtrar a bebida obtida.

Conclusões

O louro é portanto uma planta perfeita como árvore de jardim ou como arbusto. Além disso, é muito útil para preparar receitas saborosas ou para aproveitar seu efeito diurético .