Até agora falámos sobre roubos de casas, carros, etc., mas onde pouca atenção é dada é outro tipo de crime de roubo que diz respeito a bens alimentares, neste caso vegetais de horta. Infelizmente, os agricultores que obtêm a sua fonte de subsistência das culturas não têm uma vida fácil.
Infelizmente, muitas vezes enfrentam o mau tempo, problemas resultantes de muito calor – seca – ou muito frio – geadas – enfim, um para cada estação. E depois há um problema geral que nunca tem temporada, estamos falando de roubo. Seres que, independentemente do ato ilícito que pratiquem, vão para terras alheias para se apropriar indevidamente de frutas e vegetais processados e mantidos com grandes sacrifícios.
Plantas roubadas por ladrões, o que são?
Não podemos fazer um ranking ou pelo menos realizar pesquisas estatísticas 100% confiáveis sobre o que os ladrões roubam. Porém, certamente podemos apontar que a horta é muitas vezes alvo de criminosos porque as plantas dentro dela não são escolhidas ao acaso, mas seguem uma ordem específica do verdureiro, por profissão ou paixão.
Em todo o caso, não é difícil compreender que as plantas preferidas são aquelas destinadas ao consumo alimentar e que, portanto, são roubadas para serem revendidas no mercado negro e obterem lucros ilícitos. Então, quais são suas plantas favoritas? Um exemplo disso é uma notícia que remonta a alguns anos atrás, onde ladrões esvaziaram o jardim, roubando couve-flor, cebolinhas e salada cortada, bem como algumas plantas frutíferas. Legumes como a couve-flor são valorizados e o custo não é desprezível, por isso são tentadores para os criminosos.
É um pouco como os ladrões de laranja na Sicília, que na verdade é uma guerra entre os pobres, dado o baixo valor de mercado. Mas o que está acontecendo é muito triste, podemos dizer com certeza, uma podridão social que não foi tão sublinhada. Para tentar conter esta praga, existe um método verdadeiramente curioso para desmascarar os ladrões e consiste em fazer confetes de papel completos com o nome e telefone do proprietário. Dessa forma, assim que o comprador voltar para casa e limpar as plantas, ele encontrará esses fragmentos de papel e assim poderá rastrear o ladrão. Brilhante, certo?