Verdadeiramente um salva-vidas, esta bela planta pode curar tudo da cabeça aos pés. Se você os tem no jardim, considere-se realmente sortudo.
Você conhece essa planta? Então você provavelmente os terá no jardim também. Não subestime suas vantagens: ela pode curar tudo da cabeça aos pés e em pouco tempo.
Plantas medicinais: quando a natureza vem em socorro do homem
Desde os primórdios da civilização, quando o conhecimento médico sobre o funcionamento do nosso corpo ainda era limitado em relação aos dias de hoje, muitos povos recorreram aos remédios naturais para aliviar dores e desconfortos.
plantas medicinais
O conceito de plantas medicinais surgiu na antiguidade e ainda hoje é usado para tratar os sintomas de certas doenças reumáticas ou problemas que muitas vezes são incômodos. Para explicar melhor o conceito de plantas medicinais, precisamos voltar no tempo.
Já em 1550, especialistas em plantas e flores no Egito descobriram espécies e cultivares com as chamadas propriedades benéficas. Fala-se de plantas que, por suas propriedades carminativas, relaxantes ou anti-inflamatórias, eram capazes de resolver problemas ao invés de remédios que não existiam na época.
Por exemplo, você ainda hoje sabia que existem tantas plantas que podem ter um efeito extraordinário em nosso corpo? Por exemplo, pense no aloe vera, que está entre os mais conhecidos e pode estimular o sistema imunológico e melhorar o funcionamento do intestino.
Ou eucalipto, que, ao contrário, tem um efeito positivo na redução dos níveis de açúcar no sangue . Mas existe outra planta que pode curar todas as doenças da cabeça aos pés. Curioso o que é?
A “planta milagrosa” que cura tudo
Ainda hoje, muitas pessoas ainda usam as chamadas plantas medicinais ou ervas medicinais. Estamos a falar daquelas plantas que, pelas suas propriedades benéficas, têm um efeito positivo no nosso organismo, curando os sintomas de problemas por vezes incómodos.
plantas medicinais
Você sabia que existe uma planta bem específica que pode curar tudo da cabeça aos pés? Com certeza você também os terá em seu jardim. Se você os tiver, considere-se realmente sortudo. Você está curioso sobre qual deles estamos falando? Já te dizemos: é alecrim!
O alecrim é uma espécie de planta que prospera na região do Mediterrâneo. É utilizada na medicina tradicional desde a antiguidade devido às propriedades positivas que lhe são atribuídas.
É um poderoso antioxidante que é ótimo para tratar doenças e doenças menores. Estamos dando a você mais algumas informações técnicas aqui que temos certeza de que você achará útil. As folhas de alecrim contêm até 2,5% de óleo essencial composto por cânfora, borneol, acetato de boro miol, limoneno e outras substâncias que se revelam uma panacéia para o nosso corpo.
Também composta por polifenóis e diterpenos, esta planta é excelente graças às suas propriedades antiespasmódicas, digestivas e carminativas. Também tem funções coleréticas, colagógicas e hepatoprotetoras.
O alecrim é excelente se você sofre de distúrbios gastrointestinais, pois relaxa a musculatura lisa do intestino e alivia os espasmos promovendo a secreção. Também relaxa o cárdia e tem propriedades anti-inflamatórias, antiulcerosas e diuréticas, sendo também um excelente antioxidante.
Como é utilizada a planta medicinal?
Com certeza você também os terá em casa, ou caso não os tenha, há uma maneira fácil de obtê-los. Recomendamos que tenha sempre esta planta à mão porque não imagina o quão útil pode ser.
O alecrim é capaz de melhorar a função cerebral e curar qualquer tipo de doença da cabeça aos pés. Contém um importante composto chamado cineol, que tem a capacidade de melhorar a concentração e a memória.
A planta também aumenta a atividade de um neurotransmissor no cérebro chamado acetilcolina, protegendo assim os neurotransmissores de efeitos nocivos. Como o alecrim é usado? De uma forma muito simples, por ex. B. preparando uma decocção.
Como você faz isso? Pegue algumas folhas de alecrim e despeje-as sobre uma xícara de água fervente. Deixe o chá em infusão por pelo menos 10 minutos, depois coe e deixe esfriar. Beba o alecrim pelo menos duas vezes ao dia e verá que o desconforto doloroso desaparecerá em pouco tempo.
Então, como você pode ler, o alecrim é uma planta com propriedades verdadeiramente excepcionais. Ele atua como um analgésico natural, alivia dores de cabeça, enxaquecas e ainda é muito útil para dores de dente.
Seu aroma forte e perfumado não é apenas agradável ao paladar: às vezes, basta cheirá-lo para sentir alívio. Além disso, comece a experimentar o chá de alecrim, certamente será muito útil não apenas para resfriados e dores de cabeça.
Mas uma decocção com as folhas desta planta também é indicada para quem sofre de problemas cardiovasculares, pois dilata os vasos sanguíneos e aumenta o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco.