Criar a sua própria horta é uma verdadeira paixão que une muitas famílias. Especialmente no verão . Ver os resultados de seus esforços crescerem exuberantes é uma experiência inestimável. Mas para além da satisfação pessoal, o jardim é um recurso precioso.

Agora que os preços das necessidades básicas aumentaram , a necessidade de controlar até mesmo despesas aparentemente pequenas tornou-se necessária. É por isso que produzir os seus próprios alimentos frescos e genuínos e poupar nas despesas diárias está a tornar-se uma prática generalizada.

Vamos descobrir as melhores plantas para o verão

crescer, legumes, verde, saudável, dieta, poupança
Carrinho de jardim da Pixabay, site OrizzontEnergia

Se pretende aventurar-se na horticultura e desfrutar dos autênticos sabores da terra directamente na sua cozinha, algumas plantas são indispensáveis ​​e irão embelezar os seus pratos com sabores e aromas excepcionais. Além de lhe darem cores frescas e convidativas, podem ser utilizados em diversas receitas .

Para quem gosta de cozinhar, a horta oferece a possibilidade de ter à mão ingredientes frescos e saudáveis . A escolha de cultivar determinadas plantas pode ser influenciada pelo gosto ou pela vontade de experimentar novas soluções na cozinha.

Por exemplo, o alho é um ingrediente essencial em muitos pratos, proporcionando um sabor distinto, enquanto o manjericão confere frescura e aroma a saladas, massas e molhos.

Agora que você decidiu montar sua horta pessoal de verão, aqui está um top 10 das plantas imperdíveis para cultivar :

  1. Alho : base fundamental para molhos e molhos. Seu aroma é tão forte e decisivo que, em alguns casos, deve ser retirado em determinado momento do cozimento.
  2. Manjericão : planta aromática essencial e perfumada, para enriquecer saladas, massas, molhos como o famoso pesto .
  3. Pepinos : crocantes e refrescantes, cortados em rodelas são perfeitos para saladas de verão e lanches saudáveis. Fazem parte das cucurbitáceas, família rica em frutas e vegetais saborosos e de verão!
  4. Feijão : uma preciosa fonte de proteínas e fibras, ideal para sopas e acompanhamentos, para sopas de inverno mas também para saladas de verão.
  5. Salada : uma variedade praticamente onipresente de vegetais frescos, sozinhos ou com outros vegetais.
  6. Pimentos : sejam doces ou picantes, são ideais grelhados, fritos ou com recheios saborosos.
  7. Ervilhas : perfeitas para sopas e acompanhamentos, são uma excelente fonte de proteínas vegetais.
  8. Tomates : protagonistas até de uma ode de Neruda, estão entre os reis da culinária mediterrânea. Essencial em milhares de receitas, desde molhos a sopas e saladas, são muitas as variedades, cada uma perfeita para um uso específico.
  9. Salsa : planta aromática que acrescenta o toque certo de sabor e cor ao primeiro e ao segundo prato.
  10. Espinafre : rico em ferro e vitaminas, ideal para saladas e acompanhamentos para acompanhar carnes e peixes.
mesa, horta, cebola, pimentão, tomate, berinjela, cultivar
Do jardim à mesa, foto do Pixabay, site OrizzontEnergia

Além dessas plantas, não se pode deixar de citar a cebola . Com sabor característico e aroma inconfundível, é um ingrediente versátil que se presta a inúmeras preparações culinárias, tanto cru em saladas quanto cozido em sopas, molhos, molhos e acompanhamentos.

Por fim, uma dica verde . Para aproveitar ao máximo a sua horta, evite usar fertilizantes químicos , existem os naturais que são muito simples e muito eficazes!