Você finalmente se apaixonou por uma linda planta de manjericão, mas não sabe como regá-la e cuidar dela? Não se preocupe, nós lhe daremos as chaves para manter seu manjericão crescendo e prosperando. Aprenda a cuidar e regar o seu vaso de manjericão com os gestos certos!

Como você cuida de uma planta de manjericão? dicas e conselhos

O manjericão é uma erva aromática e medicinal amplamente utilizada na medicina tradicional e na culinária em todo o mundo. No entanto, o manjericão em vaso ou a planta do manjericão podem morrer rapidamente e sem motivo aparente. De doenças fúngicas a erros de cuidado: Aqui você descobrirá como cuidar dessa planta para que ela se mantenha saudável por muito tempo. Como quiser !

Leia também:  Quais plantas não devem ser fertilizadas com cinzas no jardim?

Como deve ser regado o manjericão? Rega suave em ambientes internos e externos…

Para evitar que o manjericão apodreça, é importante regá-lo adequadamente. Preste atenção na umidade do solo e regue sem inundar o solo do vaso da planta. Caso a planta apresente sinais de doença, é importante agir o mais rápido possível para salvá-la. Além disso, certifique-se de que a planta drene bem após a rega e deixe o solo secar entre os ciclos de rega. Com estes cuidados básicos, poderá desfrutar desta erva fresca e aromática durante todo o ano.

Que exposição é necessária para o manjericão? sombra ou sol?

Além de uma rega correta, esta planta deve receber luz solar suficiente e ser protegida de condições climáticas extremas, como correntes de ar e temperaturas muito frias ou, inversamente, muito quentes. Portanto, o manjericão pode crescer bem no jardim, na varanda, no parapeito da janela ou em ambientes fechados com luz natural suficiente. Porém, a planta pode sofrer com a exposição solar prolongada e contínua, principalmente em locais de clima muito quente.

Por que meu vaso de manjericão está morrendo?

Fusarium-Qual

Fusarium oxysporum é um fungo que causa o murchamento de plantas, incluindo o manjericão. Esta doença fúngica prospera em climas quentes e solos ácidos. Os sintomas da murcha de Fusarium incluem amarelecimento e ressecamento da planta com crescimento reduzido. Assim que aparecem os primeiros sinais da doença, as plantas de manjericão podem morrer em sete dias.

antracnose

Conforme explicado neste estudo, o fungo Colletotrichum é responsável pela antracnose no manjericão. São lesões que causam manchas pretas nos caules e folhas do manjericão. Mudanças repentinas de temperatura entre noites quentes e úmidas e noites frias podem causar esta doença.

podridão da raiz e doença das mudas

Pythium ultimum e Phytophthora são germes que crescem principalmente em solo úmido e causam apodrecimento das raízes. Essas bactérias podem se espalhar através de ferramentas de jardinagem, restos de plantas e bandejas não esterilizadas. São responsáveis ​​pela infecção e apodrecimento das raízes do manjericão, mas também pelo fraco crescimento das mudas.

Como você replanta manjericão?

Acabou de comprar um manjericão na loja e quer replantá-lo? Se você estiver cultivando manjericão a partir de sementes, espere até que as mudas tenham duas semanas antes de transplantá-las. Se o clima permitir, você também pode transplantar o manjericão para o seu jardim ou terraço; Caso contrário, pegue um vaso com 20/25 cm de profundidade e capacidade para 7 litros e coloque nele suas mudas. Siga o Mestre !

Você precisa das seguintes ferramentas:

  • Um recipiente maior: por que um pote maior? Para que as raízes se espalhem melhor, elas devem estar pelo menos 5 a 7 cm mais altas.
  • Solo semelhante: Você sabia que o manjericão prefere solo bem drenado e com pH neutro? Para não estressar a planta durante o replantio, o novo solo para vaso deve ser semelhante àquele em que foi plantada.

As seguintes etapas:

  1. Polvilhe o novo vaso com a nova terra para vasos cerca de 2 cm acima do fundo do vaso.
  2. Em seguida, segure suavemente a panela original, coloque as mãos na parte inferior das laterais e gire a panela lenta e continuamente
  3. Aplique pressão com as mãos para permitir que a planta deslize para fora do vaso
  4. Em seguida, coloque a planta em seu novo recipiente. Se não conseguir atingir os 2 cm da borda do vaso, adicione ou retire a terra por baixo
  5. Por fim, polvilhe terra nova para vasos ao redor da planta para reduzir a distância entre ela e o vaso em que está.

Assim que o manjericão estiver confortável no novo recipiente, coloque-o ao sol ou ao ar livre (dependendo da temperatura!) E regue suavemente.

Agora você não só sabe como cuidar adequadamente do seu manjericão, mas também como replantá-lo. Então o que você está esperando para cuidar dele e aproveitar?!

Navegação do artigo