Você conhece a autora japonesa Marie Kondo? Com seu livro best-seller O poder mágico da arrumação: o método japonês que transformará seu espaço e sua vida, ele revelou seus métodos essenciais para manter sua casa arrumada e organizada.

O segredo é seguir as recomendações com determinação para trazer ordem, organização e alegria para sua casa.

Vamos ver como podemos colocar esse método em prática.

Quais são as regras básicas da técnica Marie Kondo?

Use o método único

Se você decidiu experimentar esse método, a regra de ouro é: faça tudo de uma vez. Ou seja, não divida as várias tarefas em vários dias, mas faça todas ao mesmo tempo.

Segundo a especialista Marie Kondo, a procrastinação pode levar ao fracasso. Portanto, você deve fazer tudo em um dia, mas não em vários dias.

Classificar por categorias de objetos

Com este método, você deve classificar por tipo de objeto e nesta ordem exata: roupas, livros, papéis/folhas/documentos, komono ou bijuterias e objetos de valor sentimental.

Para fazer isso, você deve se concentrar em uma categoria de cada vez. Reúna-os e coloque-os em uma superfície ou em um canto da sala. Então pense no que fazer com eles.

limpar a casa

Declutar é útil para tirar da sua casa certas coisas que não agregam mais em nada no seu dia a dia. Por exemplo, pode haver peças de roupa guardadas por anos que não evocam memórias positivas. A mesma coisa acontece com certos itens que você tem em casa que são inúteis.

Você não precisa jogá-los fora, mas reciclá-los ou doá-los a outras pessoas que precisam deles.

Nesta fase, você precisa ser capaz de tomar uma decisão rápida sobre manter um item ou doá-lo.

coloque suas roupas de lado

Uma vez que todas as peças de roupa tenham sido encomendadas, elas devem ser cuidadosamente dobradas e guardadas no armário. Para isso, transforme as camisetas e moletons em pequenos retângulos que cabem facilmente nas gavetas para aproveitar ao máximo o espaço.

Você também pode usar o truque matryoshka de organizar as roupas em recipientes ou caixas que podem ser empilhadas umas sobre as outras para economizar espaço.