Os gerânios estão entre as plantas mais populares e procuradas. Quando bem cuidadas, elas nos dão flores lindas e coloridas. Você provavelmente já viu varandas cheias de gerânios em flor e pode estar se perguntando por que sua planta de gerânio não está florescendo da mesma maneira.
Uma das razões mais comuns pelas quais os gerânios param de florescer é a exposição a temperaturas muito frias com geada ou vento. Os gerânios devem ser protegidos colocando-os dentro de casa nos dias mais frios. No entanto, esta não é a única razão pela qual seus gerânios não florescem – listamos algumas dicas abaixo.
Coloque-os em uma área iluminada.
Estas belas plantas não podem florescer se não receberem a quantidade certa de luz natural, ou seja, luz solar. A luz artificial da casa não é intensa o suficiente para estimular o crescimento do gerânio. Mas atenção: não coloque o gerânio em pleno sol se estiver em uma área sombreada, pois ele pode sofrer mudanças drásticas e morrer.
Dito isso, é importante saber que os gerânios podem florescer na sombra parcial (não na sombra total), então não desanime se você mora em um apartamento que não recebe sol suficiente.
Dê à planta o espaço certo para crescer.
Quando compramos uma planta de gerânio e a levamos para casa, temos que assumir que ela está no mesmo vaso há muito tempo. É justamente por isso que a planta deve ser transplantada para um vaso maior para dar às raízes o espaço certo e a oportunidade de extrair nutrientes de uma quantidade maior de solo.
À medida que as plantas crescem, elas precisam ser transplantadas para vasos maiores, caso contrário a planta não florescerá ou até morrerá.
Fertilize seus gerânios
Se seus gerânios forem plantados em vasos, você deve fertilizá-los na primavera e no verão. Uma vez que atingem seu tamanho máximo (os gerânios são plantas relativamente pequenas), não precisam mais ser transplantados e, por isso mesmo, precisam de fertilização, que pode ser:
adubo orgânico: você pode escolher qualquer composto, húmus, guano, esterco, casca de ovo ou banana. Um punhado é suficiente para cada planta;
adubos químicos: para fazer florescer os seus gerânios, pode optar por adubos próprios para este tipo de plantas.
Água apenas quando absolutamente necessário.
Pode parecer um conselho geral, mas dar ao gerânio a quantidade certa de água é vital para o seu florescimento. Controlar a frequência das regas não é fácil: há muitos fatores a considerar, tais como: B. o clima na região
Os gerânios não gostam de solo completamente seco, mas, ao mesmo tempo, o solo muito úmido pode danificá-los permanentemente. A camada superficial do solo seca rapidamente, enquanto a camada mais próxima das raízes permanece úmida por mais tempo.
É por isso que é importante verificar o nível de umidade do solo e isso pode ser feito cravando uma estaca de madeira.
Evitando a chegada da borboleta gerânio
A borboleta gerânio é um inseto que causa grandes danos às nossas plantas favoritas. Na fase larval, ele se enterra nos caules e come o interior, bloqueando o crescimento e a floração da planta.
Existem produtos direcionados para prevenir e controlar a borboleta de gerânio. Pergunte ao seu berçário de confiança.
Poda de gerânios
Uma ótima dica para manter os gerânios saudáveis é podá-los no final do inverno para permitir que mais caules cresçam e, portanto, mais flores. Esse corte não precisa ser drástico: basta encurtar o comprimento das hastes em alguns centímetros. Lembre-se de usar uma faca ou tesoura limpa e afiada.