Os gerânios estão entre as plantas mais populares e cobiçadas. Quando bem cuidadas, nos dão flores lindas e coloridas. Você provavelmente já viu varandas cheias de gerânios em flor e deve estar se perguntando por que seu gerânio não floresce da mesma maneira.

Uma das razões mais comuns pelas quais os gerânios param de florescer é a exposição a temperaturas muito frias com geada ou vento. Os gerânios devem ser protegidos colocando-os dentro de casa nos dias mais frios. No entanto, esta não é a única razão pela qual seus gerânios não florescem – listamos algumas dicas abaixo.

Coloque-os em uma área iluminada.
Estas lindas plantas não podem florescer se não receberem a quantidade certa de luz natural, ou seja, a luz solar. A luz artificial da casa não é intensa o suficiente para estimular o crescimento do gerânio. Mas atenção: não coloque o gerânio a pleno sol se estiver em local com sombra, pois ele pode sofrer alterações drásticas e morrer.

Dito isso, é importante saber que os gerânios podem florescer em sombra parcial (não em sombra total), então não desanime se você mora em um apartamento que não recebe sol suficiente.

Dê à planta o espaço certo para crescer.
Quando compramos um gerânio e o levamos para casa, devemos presumir que ele está no mesmo vaso há muito tempo. É precisamente por esta razão que a planta deve ser transplantada para um vaso maior para dar às raízes o espaço certo e a oportunidade de extrair nutrientes de uma maior quantidade de solo.

À medida que as plantas crescem, elas precisam ser transplantadas para vasos maiores, caso contrário a planta não florescerá ou até morrerá.

Fertilize seus gerânios
Se seus gerânios forem plantados em vasos, você deve fertilizá-los na primavera e no verão. Depois de atingirem o tamanho máximo (os gerânios são plantas relativamente pequenas), não precisam mais ser transplantados e por isso mesmo precisam de fertilização, que pode ser:

fertilizante orgânico: você pode escolher qualquer composto, húmus, guano, esterco, casca de ovo ou banana. Um punhado é suficiente para cada planta;
fertilizantes químicos: para fazer florescer os seus gerânios, você pode optar por fertilizantes feitos especialmente para esse tipo de planta.
Regue apenas quando for absolutamente necessário.
Pode parecer um conselho geral, mas dar ao gerânio a quantidade certa de água é vital para o seu florescimento. Controlar a frequência das regas não é fácil: há muitos factores a considerar, tais como: B. o clima na região

Os gerânios não gostam de solo completamente seco, mas, ao mesmo tempo, solo muito úmido pode danificá-los permanentemente. A camada superficial do solo seca rapidamente, enquanto a camada mais próxima das raízes permanece úmida por mais tempo.

É por esta razão que é importante verificar o nível de humidade do solo e isso pode ser feito cravando-se uma estaca de madeira.

Prevenindo a chegada da borboleta gerânio
A borboleta gerânio é um inseto que causa grandes danos às nossas plantas favoritas. Na fase larval, penetra nos caules e come o seu interior, bloqueando o crescimento e a floração da planta.

Existem produtos direcionados para prevenir e controlar a borboleta gerânio. Pergunte ao seu berçário de confiança.

Poda de gerânios
Uma ótima dica para manter os gerânios saudáveis ​​é podá-los no final do inverno para permitir que mais caules cresçam e, portanto, mais flores. Esse corte não precisa ser drástico: basta encurtar alguns centímetros o comprimento dos caules. Lembre-se de usar uma faca ou tesoura limpa e afiada.