Você adora acender um pequeno fogo na lareira ou aproveitar o calor do fogão a lenha no outono ou no inverno? Neste caso, não lhe passou despercebido: deparamo-nos com muitas cinzas com as quais não sabemos o que fazer. A boa notícia é que essas cinzas são ótimas para o jardim. Jardineiros de todas as gerações os utilizam há muito tempo para fornecer às suas plantas todos os bons nutrientes que fornecem. E o mesmo princípio da borra de café ou do jornal: isto permite uma reciclagem muito inteligente! Além disso, você tem tudo a ganhar em guardá-los em um balde ou saco impermeável para espalhá-los no jardim e servir para muitos usos depois de uma simples peneira. Veja como usar cinzas de madeira no jardim.
Lembre-se de guardar cinzas para lavar a roupa com as cinzas e fazer a manutenção da casa (principalmente para engraxar os talheres ou limpar a janela do encarte!).
Resumo
1) As cinzas são um bom fertilizante natural para o jardim
cinzas fertilizante de jardim
Créditos: iStock
As cinzas são ricas em potássio, cálcio, potássio, magnésio, sílica e fósforo. É esta riqueza em elementos minerais que o torna um fertilizante natural tão poderoso. Estes sais minerais e oligoelementos ajudam a promover a floração de arbustos e árvores de fruto no pomar, bem como a floração e desenvolvimento de flores, frutas e vegetais na horta e horta. Isso não ajuda apenas na frutificação. Ao corrigir a acidez do solo, também permite que qualquer plantação desenvolva raízes fortes. Esta alteração é adequada para roseiras, bambu, frutas cítricas e pequenas plantas frutíferas, vegetais frutíferos (berinjela, pepino, feijão, tomate, etc.), vegetais com flores (alcachofra, brócolis, couve-flor, etc.) e raízes vegetais (cenoura, nabo , batata, etc.) cujo desenvolvimento é estimulado.
2) Cinzas contra
lesmas parasitas de jardim prejudiciais
Créditos: Michel_van_der_Vegt / Pixabay
Usar cinzas para repelir gastrópodes no jardim é um processo bem conhecido. Na verdade, é um bom repelente contra lesmas e caracóis para proteger as mudas de ataques. Para isso, espalhamos pelas plantas para criar proteção. No entanto, esta proteção desaparece com o orvalho ou a chuva. Portanto, considere dispersá-lo novamente ou complementá-lo com outros repelentes naturais contra esses indesejáveis. Polvilhados em um sulco, eles também podem manter os besouros longe de rabanetes e repolhos. Finalmente, um jardineiro também pode usá-lo ocasionalmente e localmente para desalojar alguns pulgões em folhas grandes, como as do repolho.
3) Cinzas para corrigir a acidez do solo do jardim
Muito calcárias, as cinzas são muito utilizadas para corrigir solos ácidos. Por razões lógicas, porém, deveria ser proibido em solos já muito calcários, onde agrava a alcalinização! Você também deve saber que as minhocas e outros microorganismos úteis do solo adoram cinzas de madeira. Espalhar cinzas melhora a infiltração de água. Observe, entretanto, que, ao contrário da crença popular, as cinzas não destroem o musgo do gramado! Porém, ao corrigir a acidez do solo, ajuda a limitar o aparecimento de musgo.
4) Para adicionar ao composto
cinzas compostagem de jardim