Claro, a humidade e o bolor nas paredes das casas já nos afectaram em algum momento das nossas vidas, mas podemos pensar que se afectam um ambiente específico da nossa casa, não é assim tão mau. Mas longe disso, cada caso é um caso e deve ser avaliado individualmente por um especialista.
Lembre-se de que a maioria das casas são construídas com uma estrutura de fundação que fica em contato direto com o solo, por isso a umidade está sempre presente. Acontece que as paredes de tijolo ao longo do tempo absorvem a umidade, que sobe pelas paredes e forma mofo.
Como tirar a umidade das paredes para que ela nunca mais volte?
Normalmente quando observamos o problema nas paredes agimos imediatamente com uma limpeza e pintura para que fiquem como novas. Porém, a realidade é que com o passar dos meses e anos a umidade volta e estraga o entorno da casa.
Abaixo observamos uma série de recomendações práticas para a solução final deste problema:
Talco para eliminação de umidade
Por mais estranho que possa parecer, o talco é, sem dúvida, um aliado confiável quando se trata de combate à umidade. Pense em como um pouco de talco vai tirar a umidade dos chinelos ou sapatos, pois da mesma forma também pode ajudar a combater o mofo nas paredes.
Para isso, basta espalhar o pó de talco na parede e depois esfregar com um pano para que penetre.
Para torná-lo mais eficaz, repita o processo várias vezes até que todos os vestígios de umidade sejam eliminados.
Remoção de mofo com água sanitária
Nesse caso, a solução é paliativa, pois com esse método o mofo é totalmente removido, mas a umidade permanece nas paredes.
Começamos misturando 1 parte de alvejante com 1 parte de água e depois colocamos em um borrifador, certificando-se também de usar luvas de borracha, óculos de proteção e máscara facial. Por fim, pegamos um pincel, borrifamos e esfregamos vigorosamente.
Você tem que ter paciência porque leva tempo. Deve-se fazer um pouquinho todos os dias ou todas as semanas porque o cheiro é muito forte e pode até causar tonturas. Outra medida que devemos tomar é fazê-lo sem pessoas por perto e em ambiente bem ventilado.
Uma recomendação importante: se usarmos água sanitária em paredes coloridas, ela irá desbotar. Portanto, esta é uma dica desenvolvida especificamente para paredes e superfícies brancas.
Remova o mofo com água oxigenada.
Outra alternativa de produto que pode ajudar na remoção de mofo é o peróxido de hidrogênio, mas é melhor usado em pequenas manchas, pois dá um pouco mais de trabalho.
Basta molhar um pano na água oxigenada, colocá-lo sobre o molde a ser umedecido e deixar agir por 15 minutos. Depois disso, esfregue bem até sair.
Este produto também exige que você use luvas e máscara protetora e ventile bem a área.
Não permitimos a entrada de crianças na sala durante o procedimento.
Remova o mofo com água, vinagre e álcool.
Para uma mistura mais caseira e que não mancha a parede, existe um método mais fácil.
Você pode misturar água morna com 1 xícara de vinagre e 1 xícara de álcool isopropílico. Juntos e bem misturados, eles atenuarão o mofo, removerão manchas e promoverão a limpeza.
Elimina a umidade corrigindo a estrutura.
Se você deseja se livrar permanentemente da umidade e do mofo da sua casa, é necessário procurar outras soluções. Para isso é fundamental o aconselhamento de um profissional, que avaliará a estrutura da casa e nos ajudará a encontrar a melhor solução.
Determinada a causa, a solução virá, geralmente consiste na retirada do gesso atual e reboco. Neste caso, um líquido hidrorrepelente é utilizado na nova mistura de gesso.
Em alguns casos, quando o problema vem de baixo, pode ser necessário quebrar o primeiro metro da parede e rebocar essa parte, acrescentando um tapete impermeável.
Não há razão para quebrar toda a parede, apenas a parte inferior e aos poucos. Se esta parte estiver protegida, a parte superior não absorverá mais a umidade proveniente do solo.
Mais métodos de eliminação de umidade que também podem funcionar para você.
O sal marinho é muito eficaz no combate à umidade porque desempenha uma função muito semelhante à do bicarbonato de sódio. Além disso, é muito fácil de usar. Você simplesmente colocará recipientes de flor de sal ou flor de sal na base ou nas prateleiras das paredes e ela começará a absorver gradativamente toda a umidade.
O bicarbonato de sódio também pode ser usado da mesma forma que o sal marinho, bastando colocar recipientes nas paredes perto da área molhada e você verá os resultados rapidamente.
O óleo da árvore do chá também é uma boa dica para se livrar das paredes úmidas. Para isso, basta misturar duas colheres de sopa deste óleo com duas xícaras ou jícaras, misturar bem e depois aplicar nas áreas úmidas.