A horta é a demonstração perfeita de como os frutos são obtidos com muito trabalho. São muitas as pessoas que decidem dedicar-se a esta extraordinária actividade, as motivações podem ser as mais díspares mas a vontade de trazer algo fresco para casa – ou seja, orgânico, a 0 km – é o motivo preeminente. Por que isso acontece?
Digamos que o conhecimento sobre o assunto tenha se ampliado ao longo do tempo e você não precisa ser um especialista para experimentar essa atividade. Você nem precisa ter sabe-se lá quais terrenos , mesmo um pequeno cantinho de terreno pode servir de horta e acredite, a gratificação ainda é alta.
Horta e férias, como não perder tudo
Muitas pessoas já estão de férias e outras irão em breve.Este período também é muito delicado para a horta porque se o proprietário se ausentar, como se pode proteger? É também o período em que as culturas necessitam de maior intervenção. Então esforçar-se para sair de férias sem culpa e encontrar uma boa horta é absolutamente possível, então vamos ver como.
Em primeiro lugar, as plantas precisam de sol, sim, mas nada é suficiente para que as temperaturas aumentem de forma completamente exagerada – como os quase 50 graus alcançados na Sicília há poucos dias – e por isso devemos também trabalhar para neutralizar esta eventualidade. Nos meses de julho e agosto dê sombra às plantas do seu jardim, mas como? Basta colocar panos de sombra ao redor ou entre as fileiras.
Posicionar as hastes verticalmente permitirá fixar as folhas a elas. Escolha estes para que filtrem 30 ou 40% da radiação solar, terão sol mas sem comprometer o solo e também favorecem a transpiração das folhas.
Porém , quando não há água porque ninguém vai poder cuidar das plantas, o que é preciso fazer é colocá-las em condições de hibernar e depois entrar em atividade no final de setembro. Portanto, antes de sair, evite adubar, se for o caso, reduza a massa foliar e se tiver plantas frutíferas carnudas, como pimentão, colha-as mesmo que sejam pequenas. Pequenas dicas úteis para evitar estresse na planta.