

Às vezes perdemos horas e horas escolhendo o modelo mais adequado e não cuidamos disso!
A escova de dentes é a melhor aliada da higiene oral, uma ferramenta fundamental no nosso dia a dia que nos ajuda a ter dentes saudáveis e um sorriso deslumbrante.
Porém, o que parece ser um objeto que está sempre limpo, pois em contato diário com a água muitas vezes você corre o risco de se encher de microorganismos que podem aumentar a probabilidade de infecções orais .
Na verdade, enxaguar a escova de dentes após o uso serve apenas para remover fragmentos de alimentos, mas não remove os germes, bactérias e vírus que podem se acumular entre as cerdas e que podem sair da nossa boca e do banheiro .
Um exemplo importante é o vírus herpes simplex tipo 1, que pode facilmente estar presente em nossas escovas de dente e chegar à boca, manifestando-se em herpes labial .
Mas como limpar a escova de dente e evitar que germes e bactérias se proliferem entre as cerdas?
Vamos ver as melhores soluções !

Limão e bicarbonato de sódio
Se quiser uma limpeza profunda e rápida , basta colocar uma pitada de bicarbonato de sódio e algumas gotas de suco de limão em um copo de água quente.
Então , insira a escova de dente , com as cerdas para baixo, e deixe imersa por cerca de 15 minutos. ¡Certifique-se de que a água não ferva ou você estragará as cerdas!
Depois de retirada do copo, enxágue a escova de dentes com água fria.
O suco de limão é na verdade um poderoso anti-séptico e bactericida natural . A sua ação, aliada à do bicarbonato de sódio, ajuda a eliminar praticamente todos os microrganismos presentes na nossa escova de dentes.
Lavando
Outra forma simples de limpar a escova de dentes é mergulhá-la em um bocal de clorexidina diluída em um copo de água.
Bastará manter a escova imersa por 30/40 minutos e depois enxaguar.
A clorexidina, normalmente utilizada para desinfetar as gengivas, tem um poder bactericida muito elevado . Deixe também a escova de dentes perfumada e fresca .
Peróxido de hidrogênio
Um dos melhores aliados que podemos ter na desinfecção de objetos em casa, água oxigenada Também podemos usá-lo para lavar nossa escova de dentes.
A sua utilização é simples: também neste caso misture com água quente num copo e deixe a escova de dentes no interior durante 2/3 horas.
Em seguida , enxágue , tendo o cuidado de esfregar bem todos os fios.
¡Sua escova de dentes estará tão limpa como quando você a comprou pela primeira vez!
Escova de dentes elétrica limpa
A escova de dentes elétrica pode ser limpa da mesma forma que a escova de dentes tradicional. No entanto,
tome cuidado para não submergir completamente a parte da escova de dentes onde você insere as pilhas para operação com líquidos, caso contrário ela poderá quebrar !
Se a parte com os cabelos for particularmente pequena, para não danificá-la , é melhor usar o método com limão e bicarbonato de sódio , mais delicado que outros, mas também eficaz .
Na maioria dos modelos, você pode retirar a parte superior da escova de dente (aquela com cerdas) e lavar apenas ela.
Dicas úteis
Para manter sua escova de dentes sempre limpa , siga algumas instruções simples .
- Não guarde sua escova de dente no mesmo recipiente que as outras: quando as cerdas estão juntas, na verdade, elas podem ser contaminadas por microorganismos presentes em uma escova de dente que não é sua!
- Lave o porta-escova de dentes pelo menos uma vez por semana – muitas vezes a água acumula-se no fundo do porta-escova de dentes, o que pode levar à formação de bolor.
- Mantenha a escova na posição vertical : Só assim, de fato, a água escorrerá mais facilmente das cerdas, permitindo que a escova seque mais rapidamente.
- Use sempre uma touca de plástico para cobrir os cabelos: antes de colocá-la, certifique-se de que os cabelos estejam secos, para evitar que se molhem e para promover o desenvolvimento de bactérias. Ele sempre prefere tampas perfuradas , que ajudam melhor a secar a escova de dente.
- Finalmente, conselhos mais simples , mas mais importantes . ¡Lave sempre as mãos antes de escovar os dentes! Na verdade, as bactérias das mãos sujas podem facilmente criar raízes nas escovas de dentes e, portanto, chegar à boca!