Manchas de calcário , mofo e resíduos de sabão são normais mesmo nos banheiros mais limpos. O uso normal do banheiro leva ao acúmulo e formação dessas manchas indesejadas, que podem piorar se o banheiro não for bem ventilado.

Este tipo de manchas é particularmente visível nas torneiras, nos azulejos e no interior da sanita, criando um aspecto desagradável à vista, mas também ao olfacto.

Normalmente, para eliminar este tipo de mancha, utilizam-se produtos industriais, que embora eficazes têm o “defeito” de estarem repletos de substâncias químicas e tóxicas tanto para a nossa saúde como para o meio ambiente.

Para eliminar calcário, resíduos de sabão e mofo, bastam ingredientes naturais simples e abaixo listamos os truques mais eficazes.

Remova o calcário das torneiras

Se houver manchas de calcário ou resíduos de sabão incrustados nas torneiras, pode-se usar um pano embebido em vinagre ou álcool para removê-los. Você também pode polvilhar um pouco de farinha na torneira e depois esfregar com um pano.

Outro método eficaz é esfregar meio limão diretamente na superfície da torneira, que deve estar seca. Se as manchas forem particularmente difíceis, use uma escova de dentes que você não usa mais para esfregá-las com mais vigor.

Limpe os arejadores da torneira

Além de se acumular na superfície externa das torneiras, o calcário também se acumula dentro dos arejadores das torneiras. O problema geralmente é percebido quando o jato de água é menos ou menos forte.

O melhor a fazer é retirá-los e deixá-los de molho em vinagre por algumas horas. Em seguida, limpe-os com uma escova de dentes, enxágue-os, seque-os e coloque-os novamente no lugar.

Manchas nos azulejos

Neles acumulam-se resíduos de mofo e sabão, que com o tempo podem adquirir uma cor escura e verdadeiramente feia.

Neste caso pode-se usar tanto suco de limão quanto vinagre, aplicar diretamente nas manchas e esfregar com uma esponja. As manchas sairão facilmente.

Manchas de banheiro

Se a sanita não for limpa com frequência (uma escova de sanita não é suficiente), acumulam-se calcário, bolor e sujidade que podem adquirir uma cor amarelada ou preta verdadeiramente feia e incómoda.

Para limpar o vaso sanitário, coloque o suco de um limão e 150 ml de vinagre branco em um borrifador. Pulverize a solução dentro do vaso sanitário e após cerca de 30 minutos esfregue com a escova sanitária. Finalmente, dê descarga.