O morango é certamente uma das frutas mais apreciadas e consumidas no verão, fácil de cultivar e maravilhoso de saborear . Os morangos são ricos em propriedades benéficas , além de refrescarem, ajudando a combater o grande calor do verão. No entanto, não só os amamos, mas também vários insetos e moluscos gastrópodes .
Os morangos representam, de facto, um fruto muito atrativo para pequenos animais , como larvas, minhocas e caracóis, pelo que, no seu cultivo, deve ser dada especial atenção. É preciso ter cuidado tanto com o cultivo, que pode ficar comprometido, quanto com o seu consumo, pois podemos encontrar algumas lagartas dentro delas.
Como manter os caracóis longe do cultivo do morango, alguns remédios naturais
Quem tem uma pequena horta em casa sabe que tem que defendê-la de muitos animais invasores , já que as ameaças são muitas. Lagartas, larvas, borboletas, mariposas e caracóis, tanto lesmas como caracóis, representam um perigo , visto que gostam de alguns vegetais e de algumas frutas, incluindo morangos. As lesmas, em particular, são grandes amantes de morangos .
Todos esses insetos fazem pequenos buracos na superfície das frutas e começam a devorá-las por dentro. Portanto, podemos nem perceber sua presença e consumi-los com calma, devorando também a lagarta ou lesma que está dentro. Uma situação verdadeiramente horrível, que deve ser evitada. Como? Na realidade, existem muitas maneiras de intervir .
Como sempre lembramos, é melhor nunca usar produtos químicos , poluindo o meio ambiente e comprometendo o ecossistema. A melhor solução, portanto, é sempre representada por produtos naturais, mais baratos e sem contraindicações. A borra de café , por exemplo, representa uma solução válida, sobretudo para neutralizar a invasão de caracóis .
Os caracóis, tanto os caracóis como as lesmas, sendo estas últimas muito mais invasivas e agressivas, não conseguem ultrapassar as barreiras do pó de café. Basta espalhar um pouco pelos pés de morango e o problema está resolvido. Caso contrário, podemos cultivar morangos e rodeá-los de algumas plantas aromáticas , cujo cheiro desencoraja a chegada destes parasitas. Entre as melhores mudas anti-caracol encontramos o alecrim.
Ou ainda, pode-se usar cinza de madeira , mas sem exagerar, para não fornecer muito potássio ao solo. Para maior clareza, a cinza de madeira deve ser a da lareira ou fogão a lenha, nunca a dos pellets , pois este material é tratado quimicamente. Outro remédio é representado pela utilização de cascas de ovos trituradas e espalhadas pelo chão , ao redor das plantas sitiadas.
Os caracóis terão dificuldade em superar este obstáculo e desistirão. E novamente, o enxofre branco , produto válido também para afugentar moscas brancas e ácaros vermelhos. É um produto orgânico. Finalmente, você pode recorrer a plantas repelentes . Entre estes podemos cultivar urtiga, mostarda amarela, cerefólio ou agrião. Eles repelem todos os insetos, não apenas lesmas, mas também percevejos e baratas.