As moscas estão entre os insetos mais numerosos do mundo, estão praticamente em toda parte e, mais cedo ou mais tarde, acabam invadindo também as nossas casas. Além de serem irritantes, as moscas também podem transportar microorganismos e patógenos que representam um risco para a nossa saúde.

À medida que chegam os meses quentes, a presença de moscas torna-se mais perceptível . Em parte porque há mais moscas por aí, mas também porque tendemos a abrir varandas e janelas para circular o ar.

Para evitar a entrada de moscas e outros insectos nas nossas casas existem muitos produtos comerciais, alguns dos quais muito eficazes, mas que também estão cheios de compostos químicos tóxicos para a nossa saúde. Abaixo listamos os melhores métodos para evitar a entrada natural de moscas.

Sacos de água . Certamente já deve ter notado sacos cheios de água pendurados em varandas ou terraços. Este é um método tão antigo quanto eficaz e consiste em encher um saco plástico transparente até a metade com água e pendurá-lo perto de janelas ou varandas. Quando os raios do sol passam pelo envelope, cria-se um prisma que é odiado pelas moscas. O mesmo vale para CDs pendurados em varandas ou janelas.

Limão e cravo . Este é um remédio muito eficaz e simples de preparar. Corte um limão ao meio e coloque uma dúzia de dentes em sua polpa. Coloque limões na entrada da varanda ou no parapeito interno da janela.

Plantas aromáticas . Algumas plantas como a lavanda, a hortelã, o capim-limão, o alecrim ou o eucalipto, bem como os seus óleos essenciais, são úteis para repelir moscas e outros insetos. Coloque essas plantas no parapeito de sua janela ou varanda, elas ajudarão a manter esses visitantes indesejados afastados.

Vinagre de maçã . Este método repelente funciona ao contrário, o vinagre de maçã tem um odor desagradável para os humanos, mas é muito bem-vindo pelas moscas, por isso é útil para criar uma armadilha eficaz. Corte a tampa de uma garrafa de plástico, coloque um pouco de vinagre de maçã nela e coloque o gargalo da garrafa para baixo, como um funil.