O interesse em ter um limoeiro em casa baseia-se tanto no interesse estético, mas também na sua capacidade de produzir frutos ao longo do ano. Se a poda certamente permitirá que ela se desenvolva bem e dê bons frutos, a enxertia, posso confirmar, muitas vezes se mostra uma escolha interessante. Na verdade, permitirá que o limoeiro se multiplique de forma idêntica, melhorando sua resistência ao frio, doenças e pragas. Como enxertar um limoeiro? Siga o líder!
Como enxertar um limoeiro para ter limão?
O limoeiro é um arbusto muito produtivo, mas infelizmente pode sofrer com condições climáticas, ataques de pragas ou doenças diversas. A enxertia pode ser uma boa alternativa para evitar esses inconvenientes. O limoeiro é enxertado em uma fruta cítrica. Dependendo do seu solo e clima, aqui estão as opções disponíveis para você:
- Citrange Carrizo para solos moderadamente húmidos e ligeiramente calcários. É um arbusto vigoroso, com rápida frutificação e alta produção. Além disso, é resistente até -10°C. Este porta-enxerto é resistente à gomosa parasita.
- Citrus Volkameriana para drenagem de solos, ideal em solos áridos e calcários, mas a ser evitado em solos pesados e asfixiantes. É resistente até -7°C. Também é resistente à gomose parasitária.
- Citrus macrophylla é muito vigoroso. É ideal para solos muito calcários e muito secos. Por outro lado, tem baixa resistência. Este porta-enxerto é tolerante à goma parasita.
- Poncirus trifoliata não é muito vigoroso. Ideal para solos pesados, úmidos, asfixiantes ou ácidos. No entanto, teme solos áridos e calcários. É resistente até -20°C. Este porta-enxerto é resistente à gomosa parasita e tolerante a nematoides.
- Laranja amarga que se adapta a uma ampla gama de tipos de solo, incluindo calcário, mas deve ser evitada em solos pesados e sufocantes. Tenha cuidado, é de baixa resistência. Esse porta-enxerto tradicional é menos utilizado hoje por ser suscetível a aftas secas e nematoides.
Qual o melhor momento para enxertar um limoeiro?
A melhor época para enxertar uma planta de limão é a primavera, em maio ou junho, quando as temperaturas são amenas e a árvore está em plena seiva. Além disso, vai deixar muito tempo para você aproveitar os benefícios da jardinagem. Veja como fazer isso passo a passo:
- Comece a regar o porta-enxerto regularmente 2 semanas antes do transplante
- Uma boa hidratação facilitará o descolamento da casca
- Retire galhos e folhas da área do porta-enxerto que irá hospedar o enxerto
- Com um bastão de enxertia afiado e higienizado com água sanitária, faça um entalhe em forma de T na casca.
- Primeiro faça uma incisão horizontal de cerca de 2 cm, empurrando a lâmina até sentir a resistência da madeira
- Em seguida, faça uma incisão vertical de cerca de 3-4 cm
Para colher a cisão, um galho do ano corrente, com cerca de 20 cm de comprimento, é primeiro retirado de um limoeiro saudável e produtivo. Localize um olho bem formado nas axilas de uma folha. Em seguida, retire a folha, deixando um pedaço do talo. Para coletar a crista, aqui está o que você precisa fazer:
- Faça 2 incisões horizontais, 1,5 cm acima e abaixo do olho
- Desenrole a crista deslizando a lâmina de enxertia sob a casca, de cima para baixo, tomando cuidado para não cortar na madeira
- Em seguida, retorne o cume
- Use a espátula do enxerto para remover quaisquer fragmentos de madeira que teriam saído com a casca
Por fim, você só precisará praticar o enxerto. Para fazer isso, comece levantando as bordas da incisão do porta-enxerto com a espátula de enxertia e insira o sulco lá. Use a espátula para deslizar o adesivo até o fundo da incisão. Em seguida, corte o topo da crista após a incisão. Com os polegares, feche a abertura na crista. Pressione para baixo para eliminar o máximo de ar possível entre a parte aérea e o porta-enxerto.
Em seguida, segure tudo junto com uma encadernação feita com ráfia úmida ou uma gravata especial Flexibande . Por fim, cubra toda a parte gravada, deixando apenas o olho de fora. Se tudo correr bem no reino do enxerto, depois de 2 a 3 semanas você verá o pecíolo ficar amarelo e cair, revelando uma cicatriz verde na crista. Será, então, hora de cortar a ligadura.
Como manter um limoeiro?
O limoeiro é fácil de manter. Para que seu arbusto produza frutas ricas em vitamina C em um futuro próximo, você precisa tomar algumas precauções. No outono: adicione matéria orgânica compostada ao seu pé, porque um limoeiro é cultivado no chão, Se for cultivado em vasos, adicione matéria orgânica desidratada. Em outubro, lembre-se de colocar seu limoeiro em um recipiente em um quarto iluminado e arejado. Por esse motivo, recomendamos que você opte por uma temperatura entre 5 e 10°C.
Por fim, saiba que mesmo no inverno, o limoeiro precisa de água para florescer bem. Para isso, recomenda-se regá-lo a cada 2 semanas. Além disso, se estiver no solo, não hesite em instalar um véu de inverno para protegê-lo de geadas tardias. Assim, você garante uma maior expectativa de vida. Tenha em mente que o período de floração depende de cada cepa. O limoeiro de 4 estações, por exemplo, floresce várias vezes ao ano. Floresce pouco em março, abundantemente em maio, pouco em junho e no final do verão.