As flores acrescentam um toque de elegância e charme ao nosso interior. Suas múltiplas cores e fragrância perfumada iluminarão sua casa. Infelizmente, as plantas com flores não florescem o ano todo. Suas flores desabrocham em uma época específica, mais comumente na primavera. É o caso das tulipas. Essas flores fáceis de cultivar são notáveis ​​por suas flores primaveris. Mas se você tem uma queda por essas flores em particular, temos uma técnica fácil para você, para que você possa tê-las o ano todo!

Como você pode ter tulipas o ano todo? Force as cebolas em uma vasilha com água e deixe brotar

últimas tulipas

Para manter suas tulipas florescendo o ano todo, mesmo fora do período de floração, você pode forçar os bulbos de tulipas a entrarem na água. Se é a primeira vez que ouve falar de cebolas forçadas, vamos explicar o que são…

Esta técnica não é nova. O objetivo é fazer com que os bulbos floresçam sem ter que esperar o período de floração, que é a primavera. Para fazer isso, falsificaremos os bulbos de flores para fazê-los pensar que a primavera chegou. Os bulbos adequados para forçar são os bulbos de plantas que florescem na primavera, como tulipas, jacintos ou mesmo narcisos.

Balanços de tulipa

Siga estas etapas para forçar os bulbos das tulipas e estimular sua germinação.

  1. Escolha cebolas saudáveis, grandes e firmes. Quanto maior o bulbo, mais generosa será a floração. Escolha variedades curtas de tulipas que suportem melhor o forçamento;
  2. Resfrie as lâmpadas para fazê-las pensar que hibernaram. Devem, portanto, ser alojados num ambiente frio durante o período de dormência. Você pode guardá-los na gaveta de vegetais da geladeira. Mantenha as cebolas longe das frutas. O gás liberado pela fruta impede o florescimento da planta. Guarde as cebolas em temperatura baixa por 4 meses. Observe que você não precisa seguir esta etapa se estiver comprando lâmpadas. Os produtos comercialmente disponíveis já estão refrigerados.
  3. Depois que os bulbos esfriarem, guarde-os em local fresco e seco, longe da luz, até a hora de usar o garfo. Para evitar que as cebolas sequem, não as exponha a correntes de ar;
  4. Em seguida, escolha um vaso adequado para os bulbos de flores. A forma do vaso é importante. Isso significa que o tubérculo só precisa tocar a superfície da água para que as raízes se desenvolvam na água, mas sem que o tubérculo toque na água ou haja risco de apodrecimento. Existem vasos onde você pode deixar os bulbos das flores crescerem na água. Eles são chamados de jarras de lâmpada. Seu formato é perfeito para acionar lâmpadas. Seu pescoço estreito permite que o bulbo fique acima da água, e a base larga permite que as raízes se banhem na água;
  5.  Um vaso tão curvo protegerá os bulbos do apodrecimento. Um método alternativo é encher um vaso com pedrinhas decorativas e depois adicionar água. A lâmpada deve ser colocada sobre as pedras sem tocar na água. É a parte pontiaguda da lâmpada que precisa ficar voltada para cima. É possível colocar vários bulbos no mesmo vaso, mas lembre-se de manter distância entre eles para evitar contaminação caso alguma infecção toque algum bulbo. Além disso, as cebolas podem inchar ao forçar. Portanto, precisam de espaço;
  6. Guarde seu vaso em um local fresco e escuro. Isso estimula o desenvolvimento das raízes e promove a germinação dos bulbos. Nesse período, troque a água toda semana;
  7. Depois de um mês, quando os bulbos começarem a brotar, leve o vaso para um local claro e quente. Evite a luz solar direta. Gire o vaso ocasionalmente para acender as lâmpadas uniformemente;
  8. Certifique-se de que seu vaso sempre tenha água para manter as raízes hidratadas, mas não deixe o bulbo de molho na água. Lembre-se de continuar trocando a água e mantendo a umidade constante. O vaso deve conter água logo abaixo dos bulbos.

Observe que os bulbos de tulipa não podem ser cultivados várias vezes. Você pode compostar bulbos de flores usados, mas se eles apresentarem sinais de doença, jogue-os no lixo ou queime-os.

Que outras flores crescem na água?

Essa técnica, na qual os bulbos das plantas com flores germinam quando não estão em flor, não é exclusiva das tulipas. Você pode usá-lo para cultivar jacintos ou amarílis e dar ao seu interior um toque estético e floral durante todo o ano.

Cultivo de jacintos na água

Jacinto no final da água

Jacinto é uma planta bulbosa perene. Suas flores coloridas e perfumadas estão agrupadas em cachos. Tal como acontece com as tulipas, você pode cultivar aguapés durante todo o ano usando apenas bulbos. Veja como fazer isso.

  1. Primeiro prepare as cebolas. Para isso, deixe esfriar na geladeira por 8 a 10 semanas;
  2. Em seguida, escolha um vaso com lâmpada de vidro. Tal como acontece com as tulipas, certifique-se de que apenas as raízes entrem em contato com a água. Os vasos de bulbos de flores ajudam a manter os bulbos de jacinto flutuando enquanto mantêm as raízes hidratadas.
  3. Guarde o vaso em local fresco e escuro. Lembre-se de trocar a água duas vezes por semana. A água doce permite uma floração espetacular;
  4. Após cerca de 6 semanas, os bulbos começarão a brotar e as raízes se desenvolverão. Quando a folhagem do jacinto atingir 5 cm de altura e suas raízes atingirem o fundo do vaso, neste momento você pode colocar sua planta em um local claro e quente para estimular a floração. Gire o vaso diariamente para permitir o crescimento uniforme das plantas.

Cultivo de amarílis em água

última amarílis

Amaryllis é uma planta com flores perenes com lindo aroma de baunilha. Para poder aproveitar as lindas flores fora do período de floração, você pode continuar forçando os bulbos. Você não precisa de terra para vasos. Um vaso e água bastam! Para fazer isso, siga estas etapas.

  1. Pegue um vaso de vidro transparente;
  2. Preencha-o com uma camada de pedras ou seixos. A camada deve ter cerca de 7 centímetros de espessura;
  3. Coloque o bulbo da planta, com as raízes para baixo, sobre as rochas.
  4. Adicione os tijolos restantes ao redor da lâmpada para mantê-la no lugar. O terço superior da cebola deve permanecer exposto;
  5. Despeje água sob a cebola sem molhar para evitar que apodreça.
  6. Coloque sua panela em uma janela ensolarada. Verifique o nível da água de vez em quando. Deve permanecer constante;
  7. Depois que sua planta florescer, você pode transplantá-la para um vaso com boa terra para vasos. Amaryllis não deve sobreviver mais do que uma flor na água.

Graças a este guia, cultivar tulipas, jacintos ou mesmo amarílis na água será uma brincadeira de criança para você! Flores coloridas decoram sua casa o ano todo, sem a necessidade de vaso ou terra. Você não corre o risco de poluir seu interior!