A tora da felicidade , nome popular de Dracaena fragrans , é uma planta decorativa muito difundida e apreciada em todo o mundo. Segundo a filosofia oriental, esta planta tem um significado positivo e representa abundância durante a sua floração.
Porém, para fazer florescer o tronco da felicidade é preciso adotar os cuidados certos, que vão desde a exposição certa até a irrigação correta. Seguindo estes cuidados, esta planta florescerá duas vezes por ano, na primavera e no outono.
Se você já tem em casa um tronco da felicidade que nunca floresceu, provavelmente não está cuidando bem dele. Abaixo listamos os cuidados básicos para fazer florescer o tronco da felicidade .
Luz
Evite expor o tronco da felicidade ao sol direto, que pode queimá-lo. O ideal é colocá-lo em um espaço onde possa receber iluminação natural, mas não excessiva. A escuridão pode apodrecer as folhas e fazer com que sequem rapidamente.
Irrigação
O solo do tronco da felicidade deve estar constantemente úmido: regue a planta duas ou três vezes por semana. Se as folhas ficarem marrons e fracas, é sinal de que precisam de mais água e isso acontece com frequência durante os meses de verão.
Poda
Este passo é muito importante. Quando uma folha do tronco da felicidade começa a apodrecer ou secar, é melhor retirá-la imediatamente. O ideal é que, depois de floridas e secas, sejam retiradas da planta junto com quaisquer outros resíduos, como outras folhas ou pedaços de flores.
As flores do tronco da felicidade são brancas e pequenas, quando secam tornam-se roxas e depois marrons.