Mesmo quem não está habituado ao cultivo certamente já experimentou o manjericão . Esta planta de sabor único é aliás um dos principais convidados na varanda da casa, mas também atrás da janela da cozinha, onde silenciosamente consegue oferecer o seu aroma inconfundível capaz de enriquecer as mais famosas receitas de verão.

Porém, há muitas pessoas que enfrentam alguns problemas, muitas vezes não por causa do cultivo, que é fácil e intuitivo, mas por causa da colheita do manjericão que não abre portas para o crescimento de novas folhas . Quando você se encontra nesta condição, muitas vezes você tem que olhar para o seu próprio trabalho, pois um corte errado das folhas de manjericão pode arruinar completamente a planta, impedindo o seu crescimento e, portanto, a produção.

Se você adora manjericão, colha-o corretamente, todo mundo comete um grande erro!

Colha o manjericão
Manjericão em vaso (Foto pixabay)-Orizzontenergia.it

Entre as ervas aromáticas utilizadas na cozinha, o manjericão é certamente o protagonista indiscutível . Seja numa pizza, num molho de tomate ou num delicioso caprese, esta planta é capaz de dar um sabor excepcional sem o qual estes pratos não teriam o mesmo impacto .

Quando falamos em cuidar do manjericão, porém, muitas vezes se esquece um aspecto fundamental, que não é a irrigação ou a fertilização , mas a própria colheita. Obviamente arrancar as folhas de uma planta é fonte de estresse , mas neste caso vasculhar aqui e ali para tentar causar o menor dano possível é justamente a atitude mais errada, que fará com que sua planta fique nua e pouco produtiva .

A colheita do manjericão, se feita correctamente, pode de facto influenciar muito o rendimento futuro, mas também o resultado dos nossos pratos! A prática correta é não destacar folha por folha, talvez deixando as pontas crescerem, mas estas devem ser cortadas de forma limpa , principalmente quando percebemos que estão prontas para florescer.

Essa prática será menos estressante para a planta do que tirar folhas aqui e ali e, ao mesmo tempo, a impulsionará a produzir novos botões para completar seu ciclo de vida. Teremos assim um novo lançamento de folhas , mas também precisaremos estar atentos a alguns outros detalhes.

Em primeiro lugar, a hora do dia de colheita do manjericão é decisiva, principalmente para as plantas mantidas ao ar livre. O melhor horário é tarde da noite ou de manhã , para que a planta tenha o tempo necessário para cicatrizar as feridas e, sobretudo, esteja no seu momento de máximo vigor.

Colha o manjericão
manjericão colhido (Foto pixabay)-Orizzontenergia.it

Esta prática permitirá que você escolha as folhas mais saborosas, mas ao fazê-lo você também deve prestar atenção às ferramentas utilizadas . Tesouras ou facas bem afiadas são a melhor escolha. Melhor ainda se esterilizadas, este procedimento limitará a proliferação bacteriana que por vezes é capaz de impedir a cicatrização da ferida, criando podridões com consequências desastrosas.

O que você até agora sempre viu como um gesto cotidiano e trivial, portanto, não é uma prática tão óbvia e que deva ser realizada com o devido cuidado. Só assim garantirá que o seu manjericão continue a proliferar e que a produção recomece no menor tempo possível , para lhe dar ainda a delícia de um produto fresco e saboroso para enriquecer todos os seus pratos.