Quer regar a sua horta com uma ferramenta barata e fácil de fazer? Adquira 2 garrafas e descubra como fazer um aspersor rotativo fácil de usar e muito econômico!
Uma das ferramentas mais utilizadas e funcionais para regar hortas e jardins é o aspersor rotativo , composto por um corpo cilíndrico de plástico e uma série de braços de onde sai a água. Com a pressão da água, o corpo do aspersor gira e envia a água em direção aos braços, de onde sai em jato para irrigar gramados e hortas.
Com um pouco de paciência você pode fazer esta ferramenta com suas próprias mãos e conseguir um aspersor giratório eficaz sem gastar muito dinheiro, na verdade você só precisa de 2 garrafas plásticas e alguns outros acessórios fáceis de encontrar. Aqui está o guia para fazer o aspersor giratório!
O que é necessário para criar o aspersor rotativo
Os materiais necessários para fazer o aspersor rotativo DIY são fáceis de encontrar e você só precisa reciclar o que já usa normalmente, como garrafas de Coca Cola. Aqui está tudo que você precisa para obter:
- 2 garrafas plásticas de Coca-Cola
- 2 ¾ conexões de três vias , uma no centro e duas nas laterais
- uma vela e fósforos
Procedimento de fabricação de sprinklers
Depois de reunir todos os materiais, aqui está o que você precisa fazer para criar seu próprio aspersor giratório rapidamente:
- Acenda a vela com um fósforo
- Passe o encaixe na frente da chama para alargar o furo lateral
- Após amolecer, coloque o gargalo da garrafa dentro com a tampa inteira
- Gire a garrafa várias vezes até que a rolha caiba no buraco
- Repita a mesma operação com a outra garrafa
Desligue o fogo e espere as bordas do encaixe esfriarem , depois retire as duas garrafas. Neste momento, acenda novamente a vela e passe o furo central do conector na frente da chama, para amolecê-la. Após obter este resultado, insira outro encaixe do mesmo tipo no furo central, pressionando até que o bocal se alargue. Depois de ampliado, remova o segundo acessório.
Como operar o aspersor
Em seguida, pegue o segundo encaixe e serre com uma lima na ponta próxima ao furo central , até que se solte uma peça lateral, que aparecerá como uma espécie de anel. Esfregue esse tipo de anel na lixa para retirar qualquer resíduo e alisar as bordas.
Concluída esta operação, insira o anel no orifício central previamente alargado da conexão e pressione até encaixar bem. Neste ponto, faça o mesmo com as duas pontas das garrafas plásticas, ainda fechadas com a tampa.
Esfregue a tampa na lixa até que ela encolha e reste apenas o círculo. Em seguida, extraia o centro, recoloque a tampa, insira o frasco no orifício lateral do conector e faça o mesmo com o outro.
Cole o anel no encaixe central e as tampas das garrafas nas laterais, depois insira fita isolante no gargalo das garrafas e aperte-as novamente. A seguir, pegue uma tocha de ferro, aqueça-a sobre a chama de uma vela e faça dois furos em cada uma das duas garrafas.
Para apoiar o aspersor, insira um tubo em uma conexão e fixe-o com cola, em seguida fixe o tubo de água, fixe-o com a ponteira e o aspersor giratório está pronto para cumprir sua função!