O medronheiro era uma das frutas preferidas dos nossos antepassados. Nativa da região mediterrânica, cresce em quase toda a Itália, mas nas últimas décadas foi quase esquecida.
São poucos os sortudos que experimentaram medronheiros, quase impossíveis de encontrar nos supermercados ou nas mercearias. Porém, essas frutas saborosas, além de versáteis, são também muito nutritivas e ricas em propriedades terapêuticas.
O medronheiro é rico em galato de etila , composto antibiótico que auxilia no combate a infecções, resfriados e gripes .
O medronheiro é útil na prevenção e tratamento de cistite e irritação do trato urinário , mas também de candidíase e infecções vaginais.
Os frutos do medronheiro são diuréticos , enquanto as folhas podem ser utilizadas no tratamento de dores de garganta .
São ricos em vitamina C , um poderoso antioxidante, e antocianinas , que possuem propriedades antienvelhecimento e ajudam a combater infecções e prevenir alergias.
As sementes possuem alta concentração de gorduras saudáveis. A casca é utilizada na medicina tradicional como diurético, adstringente e anti-séptico urinário e renal.