A hortelã é um género de planta muito popular, utilizado na culinária mas também na medicina tradicional, pelas suas propriedades anti-sépticas e desinfetantes.

Existem inúmeros produtos à base de menta disponíveis no mercado, desde pastas de dentes a cremes, mas também pastilhas elásticas, chás de ervas, óleos essenciais e medicamentos.

A água de menta é uma bebida saborosa e simples de preparar, que nos permite usufruir de todos os benefícios desta planta aromática. É preparado cozinhando um cacho de hortelã orgânica por 10 minutos em meio litro de água. Depois de esfriar, acrescente o suco de dois limões e sirva frio.

Asma . O consumo regular de hortelã ajuda a aliviar a asma e a congestão, graças às suas propriedades relaxantes. Não exagere: o excesso de hortelã também pode irritar a garganta e o nariz.

Digestão . O aroma da menta ativa as glândulas salivares da boca, mas também aquelas que secretam enzimas digestivas, facilitando a digestão e prevenindo indigestão e inflamação.

Doenças respiratórias . Segundo um estudo realizado no Reino Unido, o mentol, composto contido na hortelã, ajuda a aliviar a congestão nasal. O aroma de menta também é eficaz para estimular os brônquios e os pulmões, aliviando os sintomas da asma e do resfriado comum.

Couro . O óleo de menta é um excelente anti-séptico e anti-coceira, a água de menta ajuda a limpar a pele e a curar infecções e picadas de insetos. Aplique água diretamente na pele.

Perder peso . Segundo estudo publicado em 2003, ao estimular as enzimas digestivas, a hortelã promove a absorção de nutrientes e estimula a queima de gordura.

Higiene bucal . A hortelã tem propriedades germicidas que ajudam a eliminar as bactérias nocivas que causam o mau hálito.

Náusea . As folhas de hortelã ajudam a aliviar náuseas e dores de cabeça. O aroma também pode ser uma grande ajuda contra ambas as condições.